Para comemorar o meio século de existência do F-16 e seu sucesso monumental, o Viper Demonstration Team da Força Aérea dos Estados Unidos fez uma grande surpresa, pintando seu jato principal com o mesmo esquema de cores icônico vermelho, branco e azul do YF-16, a aeronave que iniciou tudo.

O caça de 4ª geração com quase 5.000 unidades produzidas acaba de completar 50 anos desde seu primeiro voo e continua em produção com novas encomendas.

O Lockheed Martin F-16 Fighting Falcon, muitas vezes chamado de “Viper”, é um dos caças mais famosos e bem-sucedidos da história da aviação militar. Desde seu primeiro voo em 1974, o F-16 tem sido uma peça central das forças aéreas de dezenas de países ao redor do mundo, destacando-se por sua versatilidade, desempenho e durabilidade.

O F-16 foi originalmente desenvolvido pela General Dynamics para a Força Aérea dos Estados Unidos como um caça de superioridade aérea leve, mas rapidamente evoluiu para um caça multifuncional. Sua concepção foi baseada no conceito de “Energy-Maneuverability” de John Boyd, que enfatiza a importância da manobrabilidade e eficiência energética no combate aéreo. Em 1993, a divisão de aeronaves militares da General Dynamics foi vendida para a Lockheed Corporation, que mais tarde se tornou a Lockheed Martin.

O F-16 foi um dos primeiros caças a incorporar controles de voo fly-by-wire e emprega a fusão asa-fuselagem de forma mais harmoniosa e contínua, ao contrário dos designs tradicionais onde as asas são claramente distintas e separadas da fuselagem. Esta abordagem melhorou a aerodinâmica, a eficiência estrutural e o volume interno disponível para combustível.

wpDiscuz