Nas imagens feitas pelo Comandante Gilberto. M (via Roberto Caiafa), pode-se observar a magnitude da inundação em Porto Alegre (RS), provocada pelas fortes chuvas que atingiram o Rio Grande do Sul na última semana.

O nível do Guaíba chegou a ultrapassar os 5,30 metros, mais de meio metro acima do que foi registra na histórica enchente de 1941.

De acordo com reportagem da CNN, a MetSul Meteorologia aponta que há uma tendência de diminuição no nível do rio que banha a capital gaúcha. Em queda a partir desta segunda-feira (6), ainda essa semana, a cota de transbordamento do Guaíba pode chegar a 3 metros. Este índice ainda é considerado alto, pois a cota de cheia é considerada a partir dos 2 metros. Os meteorologistas preveem, portanto, que as enchentes podem durar muitos dias ainda.

Ao longo desta semana, novas inundações devem ser registradas na região da Lagoa dos Patos. Ainda segundo a MetSul, é para lá que vai uma “quantidade descomunal de água da Grande Porto Alegre” com o vento Norte que deve soprar até quarta-feira (8).

wpDiscuz