ORDEM DO DIA DA AVIAÇÃO DE CAÇA

Base Aérea de Santa Cruz, 22 de abril de 2024.

Forjada no combate e distinguida pela bravura e altruísmo, a Aviação de Caça completa mais um ciclo de sua pujante história. Descendente de uma estirpe de homens e mulheres que lutaram no teatro de operações europeu, durante a Segunda Guerra Mundial, essa vibrante Aviação percorreu uma trajetória de incansável dedicação e contínuo aperfeiçoamento, associada aos avanços tecnológicos e às aquisições de novos vetores.

Essa gloriosa caminhada somente se tornou possível graças ao alicerce sólido de valores construídos e cultuados, desde a gênese do 1º Grupo, em 18 de dezembro de 1943, até os dias atuais. Após um rigoroso treinamento no Panamá e nos Estados Unidos, nossos destemidos combatentes desembarcaram na Itália, e, prontamente, deram início às operações, cumprindo sua missão com inigualável êxito.

No outono de 1944, iniciava-se um período desafiador para esses caçadores: ao chegarem à maior guerra já vivida pela humanidade, os jovens, voluntários, que deixaram suas famílias e sua terra, em defesa dos ideais de liberdade, transpuseram todas as agruras, mostrando habilidades que surpreenderam até os mais experientes.

Sob a extraordinária liderança do Tenente-Coronel Nero Moura, o Senta Púa superou adversidades logísticas e de infraestrutura, assumindo, de fato, as funções de uma Unidade de combate, deixando de operar na quarta esquadrilha americana, para atuar com seu próprio comando e núcleo de operações.

Hoje, 22 de abril, ao comemorarmos o Dia da Aviação de Caça, rememoramos um marco dessa heroica jornada, traduzindo, de maneira emblemática, os feitos dos Jambocks, nos céus da Itália. Foram 11 missões, somando um total de 44 surtidas com apenas 22 pilotos, os quais cumpriram, de maneira corajosa e eficiente, a meta estabelecida para a Ofensiva da Primavera. Esses resultados demonstraram a abnegação, o valor e a capacidade do povo brasileiro.

A perícia e o destemor dos nossos pilotos foram fundamentais para o sucesso no campo de batalha. Esse brilhante desempenho, que hoje reverenciamos, foi, inúmeras vezes, exaltado mundo afora. Na outorga da Presidential Unit Citation, uma das mais nobres distinções concedidas pelo governo dos Estados Unidos, o presidente americano Ronald Reagan registrou: “O profissionalismo, a dedicação ao dever e o extraordinário heroísmo demonstrados pela Unidade confirmaram as mais finas tradições do serviço militar e refletem a mais alta reputação, que conquistaram tanto para si, como para as Forças Armadas do Brasil”.

Assim, a exemplar trajetória desses vitoriosos guerreiros foi determinante na construção e na constante evolução de nossas capacidades. O sentimento de pertencimento, o espírito aguerrido, a vontade de vencer e a permanente busca pela excelência tornaram-se tão importantes quanto o aprimoramento de táticas e a aquisição de modernas aeronaves, como o F-39 Gripen, nosso novo vetor.

Alicerçados na sólida herança de coragem e lealdade, deixada por nossos veteranos, os integrantes da nossa Força Aérea esmeram-se, diuturnamente, no cumprimento da missão de manter a soberania do espaço aéreo e integrar o território nacional, com vistas à defesa da Pátria, atuando onde o Brasil precisar.

Que este 22 de abril nos permita enaltecer aqueles que nos precederam, de modo a vislumbrar um profícuo futuro. Aos Jambocks, homens livres em tempo de guerra, que colocaram nossas asas em destaque no mundo, todo respeito, admiração e um saudoso ADELPHI!

Com eles, recebemos mais do que a doutrina: criamos tradição! Nos comprometemos a não os esquecer. Seus gloriosos feitos ecoarão pela eternidade como baluarte de liberdade, bravura e honra, sendo o combustível para as novas gerações.

Por fim, que os ventos sejam sempre favoráveis à nossa distinta Aviação de Caça. A todos que constroem, hoje, o futuro dessa tão nobre Aviação: mantenham-se firmes nos ideais cravados por nossos antecessores, pois foram seus feitos que nos elevaram à grandeza!

Parabéns, Aviação de Caça!

Parabéns, Força Aérea Brasileira!

Senta a Púa!

Tenente-Brigadeiro do Ar Pedro Luís Farcic Comandante de Preparo

RELEMBRE:

https://www.aereo.jor.br/2010/04/22/o-1o-grupo-de-aviacao-de-caca-da-fab-na-italia-na-segunda-guerra-mundial/

Diálogo com um piloto de guerra

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