Um desenvolvedor de aeronaves chinês alcançou um marco significativo em seu programa de veículo aéreo não tripulado (UAV).

A aeronave de carga não tripulada HH-100, desenvolvida pela Xi’an Aircraft Industry, superou seu teste de táxi de alta velocidade final em 3 de abril, durante o qual o avião executou com sucesso a “rotação” – levantando seu nariz na velocidade de decolagem.

Demonstrando desempenho estável e controle autônomo de táxi preciso, o HH-100 está agora liberado para seu voo inaugural.

A Xi’an Aircraft Industry é uma subsidiária da Aviation Industry Corporation of China (AVIC).

Este sistema de drone único combina um UAV com uma estação terrestre dedicada. O HH-100 oferece várias vantagens-chave: acessibilidade, alta capacidade de carga e a distinção de ser totalmente construído usando componentes de fontes domésticas.

O HH-100 possui especificações impressionantes. Com um peso máximo de decolagem de 2.000 kg, ele pode carregar uma carga útil de 700 kg por uma distância de 520 quilômetros a uma velocidade de cruzeiro de até 300 km por hora. O drone pode operar em uma altitude máxima de 5.000 metros, tornando-o adequado para uma ampla gama de aplicações. Estas incluem logística alimentadora, supressão de incêndios em florestas e pastagens, monitoramento de incêndios, transporte e entrega de suprimentos de emergência, retransmissão de comunicações e até mesmo o aprimoramento de chuvas artificiais.

Além disso, a AVIC aproveita um modelo de desenvolvimento colaborativo, fazendo parceria com unidades internas e empresas privadas para produzir componentes importantes.

FONTE: CGTN

wpDiscuz