Canadá aposenta jatos de treinamento Hawk e não há substituto no curto prazo

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A Real Força Aérea Canadense ainda não selecionou jatos de treinamento substitutos, com Ottawa avaliando qual plataforma preparará melhor os estagiários para pilotar o Lockheed Martin F-35.

Notavelmente, o Canadá não identificou um substituto para o seu principal treinador de jatos, deixando o país sem a capacidade de certificar internamente novos pilotos de caça.

Em vez disso, os formandos da RCAF participarão em treinos no estrangeiro com vários aliados da OTAN, incluindo os EUA, a Finlândia e a Itália. Um pequeno número de pilotos instrutores da RCAF também ficará estacionado no estrangeiro para ajudar no esforço, ao abrigo de um programa de parceria existente da OTAN.

Estudantes canadenses em treinamento na Força Aérea dos EUA (USAF) pilotarão jatos significativamente mais antigos que os Hawks – Northrop T-38 Talons. Esse treinador – que a USAF espera aposentar em breve em favor do novo Boeing T-7A Red Hawk – está em serviço nos EUA desde o início da década de 1960.

Ottawa diz que a decisão de aposentar os CT-155 e colocar seu esquadrão de treinamento em um hiato foi impulsionada pela aquisição planejada de caças Lockheed Martin F-35A de quinta geração para substituir os atuais jatos Boeing CF-18 Hornet da RCAF.

O serviço considera o fim de um contrato de suporte do CT-155 com o CAE do Canadá um “ponto natural” para a RCAF fazer a transição para uma nova solução de treinamento – projetada para preparar os formandos para pilotar os F-35.

“Com o Hawk chegando ao fim de sua vida útil após 20 anos, o Canadá, juntamente com muitos países, enfrenta os desafios daquele que será o próximo treinador a jato em um mundo de caças de quinta geração”, disse o Coronel Adam Carlson. , diretor de treinamento da RCAF.

Ottawa planeja reativar o Esquadrão 419 em algum momento no início de 2030. Mas qual aeronave a RCAF selecionará permanece uma questão de discussão.

O T-7 da Boeing é uma opção. A linha de produção da empresa em St Louis, Missouri, deverá estar em plena produção no momento da decisão em Ottawa.

Outro forte candidato poderia ser o Korea Aerospace Industries T-50. Esse treinador monomotor é produzido em parceria com a Lockheed, que também monta os F-35As que servirão como o próximo caça da linha de frente da RCAF.

A desenvolvedora britânica Aeralis também está desenvolvendo um treinador de próxima geração com uma cabine modular que, segundo a empresa, será capaz de imitar os caças de quinta geração.

Enquanto isso, a RCAF continuará a operar uma variedade de aeronaves de treinamento turboélice, incluindo De Havilland Canada CT-142 Dash 8s, Beechcraft CT-156 Harvard IIs e Beechcraft C-90B King Airs, para certificação multimotor, treinamento básico de voo e instrução não-lutador.

Os treinadores Hawk aposentados serão enviados para CFB Borden em Ontário, onde serão usados ​​como artigos terrestres para treinar novos técnicos de aeronaves RCAF.

FONTE: FlightGlobal

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