No dia 6 de março, as Forças Armadas Suecas estão planejando um exercício conjunto com a Força-Tarefa de Bombardeiros Americanos. As aeronaves – um B-1B Lancer e um B-52 Stratofortress, escoltados pelos suecos JAS 39 Gripen – passarão por grandes partes do espaço aéreo sueco e – se o tempo permitir – será visível, entre outras coisas, no centro de Estocolmo e Uppsala. A passagem estimada pelas cidades é ao meio-dia.

A Suécia lidera o exercício sobre o território sueco. Ele está planejado há muito tempo e é um exercício bilateral entre a Suécia e os EUA. Depois de passar pelo espaço aéreo sueco, os aviões se juntarão ao exercício da OTAN Nordic Response, que faz parte da série de exercícios Stedfast Defender da OTAN.

O fato de a Suécia praticar exercícios com outras nações dentro e fora do território sueco não é novidade, mas tem sido a norma há algum tempo. Durante vários anos, a Suécia praticou repetidamente com outras nações no âmbito de vários acordos de cooperação diferentes. Este exercício é um exemplo de como se protege o espaço aéreo sueco juntamente com os parceiros.

O objetivo do exercício é praticar a defesa da Suécia e a capacidade de operar em conjunto com outras nações, neste caso os Estados Unidos. Gradualmente aumentamos e desenvolvemos nossas habilidades de cooperação, praticando toda a cadeia, desde a ligação até a escolta e o bombardeio com munição real.

FONTE: Forças Armadas da Suécia

wpDiscuz