O Laboratório de Pesquisa da Força Aérea dos EUA (AFRL) realizou com sucesso o primeiro voo do XQ-67A, um veículo aéreo não tripulado, em 28 de fevereiro de 2024, nas instalações de operações de voo da General Atomics Gray Butte, perto de Palmdale Califórnia. O XQ-67A representa a primeira aeronave de uma segunda geração de plataformas colaborativas autônomas (ACP), seguindo o sucesso do XQ-58A Valkyrie. Ele demonstra uma abordagem inovadora no design, construção e teste de aeronaves, baseada em um chassi comum, o que facilita a replicação rápida de diferentes “espécies” de aeronaves sobre um “gênero” padrão de chassi.

Essa estratégia visa acelerar a entrega de capacidades avançadas e acessíveis ao combatente, economizando tempo e dinheiro ao aproveitar subestruturas e subsistemas padrão, uma prática semelhante à da indústria automobilística. A iniciativa é parte de um esforço mais amplo do AFRL para desenvolver tecnologias de aeronaves atritáveis de baixo custo (LCAAT) e compartilhamento de plataformas de aeronaves atritáveis de baixo custo (LCAAPS), visando complementar, e não substituir, aeronaves tripuladas.

O programa também explora a integração de diferentes capacidades, como sensores, autonomia, armamentos e eletrônicos, em veículos aéreos, com o objetivo de reduzir o custo e acelerar o tempo de produção em comparação com os métodos tradicionais de desenvolvimento de aeronaves tripuladas. O sucesso do voo do XQ-67A valida a abordagem do chassi comum e marca um passo significativo no objetivo de produzir aeronaves de combate relevantes de maneira rápida e econômica, demonstrando um novo paradigma na construção de aeronaves militares.

wpDiscuz