Os deputados da coligação no poder na Alemanha vão votar uma moção que pode finalmente levar o Chanceler Olaf Scholz a ceder mísseis de cruzeiro Taurus de longo alcance à Ucrânia.

Uma resolução preliminar preparada pelos três grupos na maioria parlamentar do governo e vista pelo Financial Times solicita “a entrega de sistemas de armas de longo alcance adicionalmente necessários” para Kiev que poderiam atingir “longe na área de retaguarda do agressor russo”.

Embora não vinculativa, a aprovação bem-sucedida da moção poderia deixar Scholz simbolicamente isolado. Com a oposição principal, a União Democrata Cristã, a favor, a resistência do chanceler à entrega dos mísseis para Kiev seria vista como sendo apoiada apenas por deputados da extrema esquerda e extrema direita.

O debate sobre a entrega do Taurus, um míssil perfurante de bunker com alcance de 500km, tem se arrastado por meses em Berlim.

Enquanto a coalizão de Scholz aumentou dramaticamente suas entregas de armamentos para a Ucrânia, tornando-se agora o segundo maior fornecedor depois dos EUA, ela tem resistido teimosamente aos apelos para que o Taurus seja enviado, temerosa do potencial efeito escalatório que o poderoso míssil poderia ter.

O Taurus tem maior alcance e sofisticação do que os mísseis de cruzeiro Storm Shadow britânicos e Scalp franceses entregues à Ucrânia no ano passado. Seria capaz de alcançar Moscou e evitar a maioria das defesas antiaéreas russas, disse o FT.

 

wpDiscuz