Rostec revitaliza produção de bombardeiros estratégicos Tupolev-160
O Tu-160M atualizado herdou a aparência e forma de seu antecessor, mas possui uma base tecnológica completamente nova e soluções digitais
MOSCOU, 21 de fevereiro. /TASS/. Retomar a produção dos bombardeiros estratégicos Tupolev-160 (“Blackjack”, na designação da OTAN) armados com mísseis de cruzeiro foi um grande desafio, disse Sergey Chemezov, CEO da corporação estatal Rostec. As empresas afiliadas lidaram bem com essa tarefa, ele disse à mídia, acrescentando que atualmente o Tu-160M é uma das aeronaves de combate mais poderosas do mundo.
“Reiniciar a produção do Tu-160 foi uma tarefa e tanto para todas as afiliadas da Rostec. A documentação de design foi totalmente digitalizada dentro dos prazos mais apertados. A técnica de soldagem a vácuo de peças de titânio foi restaurada, e a produção de unidades da fuselagem foi retomada. Hoje podemos dizer com confiança que tivemos sucesso em todos os aspectos,” ele disse.
O Tu-160M atualizado herdou a aparência e a forma de seu antecessor, mas possui uma base tecnológica completamente nova e soluções digitais.
“Atualmente, é uma das aeronaves de combate mais poderosas do mundo,” resumiu Chemezov.
O presidente russo Vladimir Putin visitou a Fábrica de Aviação S.P. Gorbunov em Tatarstão e inspecionou quatro bombardeiros estratégicos fundamentalmente atualizados.
O Tu-160 é a maior e mais poderosa aeronave supersônica com asa de geometria variável na história da aviação militar.
O programa de atualização do Tu-160 foi lançado por decisão pessoal do presidente Putin. Sob o contrato governamental concluído entre o Ministério da Indústria e Comércio e o escritório de design Tupolev, a documentação de design para a aeronave Tu-160M foi totalmente digitalizada em um curto período de tempo, a técnica de soldagem a vácuo de produtos de titânio restaurada, e a produção de unidades de fuselagem foi retomada.
As principais empresas industriais da Rostec nas áreas de metalurgia, design de aeronaves, engenharia e fabricação de instrumentos revitalizaram sua cooperação.
FONTE: TASS