Lockheed Martin amplia produção na Índia e fortalece presença no mercado Indo-Pacífico
Em um esforço para assegurar o contrato de Aeronave de Transporte Médio (MTA) da Força Aérea Indiana (IAF), a Lockheed Martin revelou uma estratégia que enfatiza o aumento do conteúdo indiano e foco no mercado Indo-Pacífico. Essa iniciativa visa endereçar a iniciativa Make in India da Índia e potencialmente influenciar a decisão a favor da aeronave turboélice C-130J Super Hercules.
A Lockheed Martin se comprometeu a aumentar significativamente o fornecimento de componentes do C-130J fabricados na Índia. Isso inclui expandir o papel da Tata Lockheed Martin Aerostructures Ltd, o único fornecedor da estrutura de cauda da aeronave (empenagens). A planta indiana não atenderá apenas aos 80 MTAs para a IAF, mas também servirá como um centro de fabricação para a região Indo-Pacífico, onde muitos países ainda operam variantes mais antigas do C-130 e estão buscando atualização.
Essa mudança estratégica estabelece a Índia como um jogador chave na cadeia de produção do C-130J. Ao atender ao mercado Indo-Pacífico, a Lockheed Martin visa aproveitar a mão de obra qualificada da Índia e o ambiente de fabricação com custo competitivo. Isso poderia potencialmente levar a custos mais baixos para aquisições e atualizações regionais do C-130J, solidificando ainda mais a posição da Lockheed Martin como o fornecedor preferencial na região.
A Lockheed Martin não está limitando sua proposta à variante de transporte do C-130J. Eles também ofereceram a variante KC-130J, capaz de reabastecimento aéreo, para reforçar as capacidades de reabastecimento aéreo da IAF. Este pacote abrangente atendendo tanto às necessidades de transporte quanto de reabastecimento pode se mostrar particularmente atraente para a IAF.
A IAF já opera seis transportadores C-130J em sua frota e inicialmente tinha planejado adquirir mais 12 que foram amplamente destinados para Operações de Forças Especiais. A IAF está atualmente reavaliando seus requisitos sob MTA e pode optar por não participar da licitação e, em vez disso, fazer pedidos adicionais para o Airbus C-295M que são fabricados localmente.
FONTE: idrw.org