Entregas da Embraer têm alta de 13% em 2023 e backlog atinge US$18,7 bilhões, um crescimento de US$1,2 bilhão

47
  • Aviação Executiva apresentou o maior volume de entregas em 7 anos
  • C-390 foi selecionado pela Coreia do Sul, reforçando bom momento de vendas
  • Entregas do E2 mais que dobraram, chegando a 39 jatos em 2023
  • Aviação Executiva e Comercial apresentaram book-to-bill acima de 1:1
  • Serviços & Suporte com backlog recorde, de US$3,1 bilhões

São José dos Campos – SP, 30 de janeiro de 2024 – A Embraer (NYSE: ERJ; B3: EMBR3) entregou 75 jatos no quarto trimestre de 2023, sendo 49 executivos (30 leves e 19 médios), 25 comerciais e uma aeronave militar C-390. Em 2023, a Embraer somou 181 aeronaves entregues, uma alta de 13% na comparação com 2022, quando a companhia entregou 160. A Embraer continua enfrentando desafios em sua cadeia de suprimentos, com atrasos que impactaram as entregas de 2023.

A carteira de pedidos firmes cresceu US$1,2 bilhão na comparação anual, atingindo um total de US$18,7 bilhões em 2023 – o maior volume registrado desde o 1T2018.

A Aviação Executiva manteve o forte desempenho de vendas com alta demanda por todo o seu portfólio e grande aceitação tanto por parte de clientes privados como operadores de frotas. A unidade de negócios fechou o ano com um book-to-bill acima de 1,3:1 e um backlog de US$4,3 bilhões, um crescimento de US$400 milhões na comparação anual. As 74 entregas de jatos leves em 2023 foram 12% superiores em relação a 2022 e o maior volume em 7 anos. Além disso, as 41 entregas de jatos médios também representaram uma alta de 2 dígitos no ano, de 14%.

Em Defesa & Segurança, o principal destaque veio da Coreia do Sul, com a vitória do C-390 Millennium no programa Large Transport Aircraft (LTA) II, processo de licitação pública para fornecimento de novas aeronaves de transporte militar ao país. A Coreia do Sul é o primeiro cliente do C-390 Millennium na Ásia. Além disso, no final do ano passado, o primeiro KC-390 Millenium na configuração da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) entrou em serviço para a Força Aérea Portuguesa.

A aeronave também foi selecionada pela Áustria e pela República Tcheca em 2023 e pela Holanda em 2022. As negociações envolvendo as 11 aeronaves ainda não foram incorporadas ao backlog da Embraer Defesa & Segurança e apresentam um potencial de alta significativa para os próximos trimestres. No 4T23, o backlog da unidade de negócios foi de US$2,5 bilhões, uma alta de US$100 milhões na comparação anual.

Na Aviação Comercial, as entregas da família E-Jets aumentaram 12% na comparação anual, subindo de 57 jatos em 2022 para 64 em 2023, apoiadas por um book-to-bill acima de 1,1:1. As entregas do E2 mais que dobraram e foram o destaque do ano, passando de 19 aeronaves entregues em 2022 para 39 em 2023. O backlog da unidade de negócios chegou a 298 aviões no 4T23 em um total de US$8,8 bilhões, uma alta de US$200 milhões na comparação anual.

A Porter Airlines exerceu seus direitos de compra para fazer um novo pedido firme de 25 jatos E195-E2, que se somam aos 50 já encomendados. A companhia aérea canadense passa a ter um total de 46 pedidos firmes a serem entregues, com 25 direitos de compra remanescentes. Além disso, o backlog inclui agora 4 jatos E175 anteriormente adquiridos pela American Airlines e mais 2 pedidos em dezembro.

Serviços & Suporte fechou 2023 com um backlog de US$3,1 bilhões, um aumento de US$400 milhões na base anual – o maior nível já registrado na história da unidade de negócios. O backlog inclui contratos renovados de serviços integrados de apoio logístico e programas abrangentes de manutenção de fuselagem, como o Programa Pool para a Aviação Comercial e o Embraer Executive Care para a Aviação Executiva. Esses contratos de longo prazo no backlog incluem principalmente contratos de pool e outros serviços como peças de reposição, reparo, manutenção e serviços técnicos.

Os planos de crescimento da unidade de negócios ganharam força com o anúncio de um acordo que dobrou sua capacidade de atendimento em serviços para jatos executivos nos Estados Unidos. A ampliação dará apoio ao crescimento contínuo da base de clientes de jatos executivos com mais 3 centros de MRO para Aviação Executiva em Dallas Love Field (Texas), Cleveland (Ohio) e Sanford (Flórida).

wpDiscuz