Fortaleza terá um campus do Instituto Tecnológico de Aeronáutica
A pedra fundamental do ITA Fortaleza foi lançada nesta sexta-feira (19/01)
A pedra fundamental do campus do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), que funcionará na Base Aérea de Fortaleza (BAFZ), foi lançada nesta sexta-feira (19/01), com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que assinou o decreto que cria oficialmente o novo campus.
Participaram ainda do evento, o Ministro da Defesa, Jose Mucio Monteiro Filho, o Ministro da Educação, Camilo Santana, a Ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, o Ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, o Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno, o Governador do Ceará, Elmano Freitas, membros do Alto Comando da Aeronáutica, o Comandante da BAFZ, Tenente-Coronel Aviador Lauro Luiz de Freitas Filho, entre outras autoridades militares e civis.
De acordo com o Ministro da Educação, Camilo Santana, os cursos ofertados no Ceará serão diferentes dos que já ocorrem na unidade do ITA, em São Paulo. “São cursos diferentes dos ofertados em São Paulo para não haver concorrência”, afirmou o ministro.
O primeiro vestibular será realizado ainda este ano e deverá selecionar 50 alunos. Serão 25 vagas para os cursos de Engenharia de Energia e Engenharia de Sistemas. Inicialmente, os alunos serão acolhidos no ITA de São José dos Campos, já em 2025. A previsão é que as obras estejam concluídas para que as turmas já tenham início em Fortaleza, em 2027.
A Instituição de ensino superior da Força Aérea Brasileira (FAB) é referência nacional e internacional em cursos de graduação e pós-graduação nas áreas da engenharia e tecnologia, com destaque para o setor aeroespacial. Atualmente, o ITA oferece 6 cursos de graduação em engenharia e 5 programas de pós-graduação em 20 áreas de atuação.
O ITA Fortaleza será a primeira unidade do Instituto no Nordeste e a segunda do país. A primeira está sediada na cidade paulista de São José dos Campos e funciona desde 1950. O Ceará é destaque em aprovações do vestibular, e é o estado com o maior número de alunos aprovados, sendo essa uma das motivações para a construção da segunda sede do Instituto, na Base Aérea de Fortaleza.
Em suas palavras, o Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Damasceno, destacou a importância do Instituto. “Antes de produzirmos aeronaves, precisamos produzir engenheiros! Fruto do pioneirismo e da inovação, ao longo dos anos, o ITA fez história com a nobre tarefa de preparar militares e civis para o desenvolvimento tecnológico do Brasil. Hoje, o Brasil dispõe de capacidade de fabricar aviões e de uma Força Aérea de excelência na formação e especialização de engenheiros em São Paulo e, em muito breve, aqui na Base Aérea de Fortaleza”, disse o Comandante da Aeronáutica.
ITA
O Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) é uma instituição universitária pública ligada ao Comando da Aeronáutica (COMAER). Está localizado no Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), na cidade paulista de São José dos Campos. Especializado nas áreas de ciência e tecnologia no Setor Aeroespacial, o ITA oferece cursos de graduação em Engenharia; pós-graduação stricto sensu em nível de Mestrado, Mestrado Profissional e Doutorado; e pós-graduação lato sensu de especialização e de extensão.
Criado em 1950, por inspiração do Marechal Casimiro Montenegro Filho e intensa cooperação internacional, o ITA é considerado um centro de referência no ensino de engenharia no Brasil.
Com um dos processos seletivos mais difíceis do país, o Instituto é berço da formação de dezenas de estudantes do Ceará por ano. Só no último concurso, de 150 convocados, cerca de 61 eram do Ceará (40% do total), contra 52 de São Paulo e 37 de demais estados.
FONTE: Força Aérea Brasileira