O Irã estabeleceu um “novo” recorde de lançamento espacial depois de lançar com sucesso o satélite Soraya a uma altitude de 750 quilômetros acima da superfície da Terra pela primeira vez.

A Força Aeroespacial do Corpo de Guardas da Revolução Islâmica do Irã (IRGC) anunciou no sábado que o lançamento do satélite Soraya em órbita foi realizado por seu transportador de satélite Qaem 100, de fabricação nacional.

O Qaem 100, o primeiro foguete de combustível sólido de três estágios do Irã, que pode transportar até 100 quilos, colocou em órbita uma carga útil de pesquisa com massa aproximada de 50 kg em seu terceiro lançamento de teste.

O lançamento, realizado na presença do major-general Hossein Salami, comandante-chefe do IRGC, Hassan Salarieh, chefe da Agência Espacial Iraniana, e do brigadeiro-general Amir-Ali Hajizadeh, comandante da Divisão Aeroespacial do IRGC, teria estabelecido um “novo recorde” no lançamento espacial, pois esta é a primeira vez que os transportadores de satélite iranianos atingem a órbita de 750 km.

Segundo a agência de notícias Fars, o satélite começou a enviar dados de telemetria.

Com o lançamento deste satélite de pesquisa, muitos subsistemas desenvolvidos pelo Centro de Pesquisa Espacial Iraniano passam para a fase de testes orbitais, e o caminho para o rápido desenvolvimento da indústria espacial autóctone do Irã torna-se mais fácil.

O lançamento também é um passo importante para aumentar a capacidade de enviar satélites para órbitas mais altas.

FONTE: www.presstv.ir

SAIBA MAIS:

Os satélites militares de vigilância ‘Noor’ do Irã

wpDiscuz