Um jato russo A-50 Mainstay de alerta e controle antecipado (AEW&C) e uma aeronave de retransmissão de rádio Il-22M foram supostamente abatidos pela defesa aérea ucraniana sobre o Mar de Azov, segundo um legislador ucraniano e a mídia local. O Ministério da Defesa da Ucrânia ainda não comentou oficialmente essa alegação, que não pôde ser verificada independentemente pelo site The War Zone. Se confirmado, a perda dessas duas aeronaves de comando e controle seria um grande golpe para a Rússia, considerando que existem apenas algumas unidades de cada tipo.

Yuriy Mysiagin, vice-presidente do Comitê de Segurança Nacional, Defesa e Inteligência na Verkhovna Rada, afirmou no Telegram que as unidades ucranianas atacaram as duas aeronaves russas sobre o Mar de Azov. O A-50 foi abatido e o Il-22M, uma versão de retransmissão de rádio, desapareceu do radar na área de Kerch. Segundo relatos, o Il-22M11, danificado, tentou fazer um pouso de emergência em Anapa, solicitando evacuação e serviços de ambulância e combate a incêndio.

Il-22M

O Ministério da Defesa da Rússia ainda não comentou sobre as alegações, mas blogueiros militares russos bem-conectados lamentaram as perdas. O tenente-general ucraniano Kyrylo Budanov confirmou que a Ucrânia atacou e destruiu o A-50 e danificou o Il-22M, mas não forneceu mais detalhes. O porta-voz da Força Aérea Ucraniana, Coronel Yuri Ignat, também não comentou.

O Ministério da Defesa da Ucrânia agora reivindicou a responsabilidade pela destruição do A-50 russo e do Il-22, mas não forneceu detalhes de como as aeronaves foram destruídas. A Força Aérea Ucraniana postou um comentário mais enigmático sobre o incidente, com uma imagem do A-50 e do Il-22, afirmando que ambos foram destruídos.

Alegada foto do Il-22 atingido

Outro lado: porta-voz do Kremlin diz que “não há informações sobre o abate”

Segundo a agência TASS, o Kremlin não tem informações sobre o abate de aviões russos pelas forças armadas ucranianas, informou aos jornalistas o porta-voz presidencial Dmitry Peskov.

Comentando sobre as alegações de Kiev a respeito do suposto abate dos aviões russos A-50 e Il-22, o porta-voz disse: “Não, não há tal informação.”

“Além disso, afinal, esta é uma questão que diz respeito ao curso da operação militar especial,” ele acrescentou, recomendando que essa informação seja esclarecida com o Ministério da Defesa da Rússia.

VÍDEO: Trecho do rastreio pelo radar das aeronaves russas no Mar de Azov até o momento do abate

wpDiscuz