O foguete Gravity 1, o veículo de lançamento de propelente sólido mais poderoso do mundo, fez seu voo de estreia da China na quinta-feira.

O foguete de 30 metros de altura decolou às 13h30 de um navio de serviço de lançamento na costa de Haiyang, na província de Shandong, e transportou três satélites de sensoriamento remoto para uma órbita a cerca de 500 quilômetros acima do solo.

Desenvolvido pela Orienspace, uma empresa privada em Pequim, o modelo do foguete Gravity 1 consiste em três estágios centrais e quatro propulsores, todos alimentados por motores de propelente sólido e equipados com bocais de balanço flexíveis. Ele tem um peso de decolagem de 405 toneladas métricas e um empuxo de decolagem de 600 toneladas.

O foguete é capaz de enviar espaçonaves com um peso combinado de 6,5 toneladas para uma órbita terrestre baixa, ou 4,2 toneladas para uma órbita síncrona ao sol típica a uma altitude de 500 quilômetros, de acordo com a Orienspace, que foi fundada em 2020 por um grupo de pesquisadores veteranos de empresas estatais espaciais.

As especificações de seu peso total e capacidade de carga significam que o Gravity 1 é agora o veículo de lançamento de propelente sólido mais poderoso do mundo e também é o foguete mais poderoso desenvolvido por uma empresa privada chinesa.

Além disso, é o primeiro e único foguete privado na China a ter propulsores laterais. Também possui a maior carenagem, ou cone de nariz — a estrutura superior em um foguete que contém satélites ou outras cargas úteis — entre os foguetes privados do país.

O voo inaugural bem-sucedido do Gravity 1 também fez da Orienspace a quinta empresa privada chinesa a ter seu próprio foguete transportador, seguindo i-Space, Galactic Energy, Space Pioneer e LandSpace.

A Orienspace disse que o Gravity 1 é uma opção ideal para implantar grandes grupos de satélites em órbitas de baixa e média altitude ou enviar grandes espaçonaves para o espaço em cenários de resposta a emergências.

Os satélites implantados através do lançamento foram construídos pela Changguang Satellite Technology, uma empresa estatal na província de Jilin, e serão operados pela Tianjin Yunyao Aerospace Technology para análise e previsão meteorológica, detecção ambiental espacial e pesquisa e prevenção de desastres terrestres.

VÍDEO: Lançamento do Orienspace Gravity 1

FONTE: www.chinadaily.com.cn

wpDiscuz