A United Aircraft Corporation (UAC) relata que entregou um lote de caças multifuncionais Su-57 recém-construídos ao MoD russo (VKS).

Este é o segundo lote entregue em 2023 (o primeiro foi entregue em setembro). A UAC não especificou o número de aeronaves em cada lote.

O Sukhoi Su-57 é um caça de quinta geração desenvolvido pela Rússia, representando um salto significativo em termos de tecnologia e capacidade aérea para a Força Aérea Russa. Este avançado jato de combate foi projetado para superar as gerações anteriores de caças em vários aspectos críticos, incluindo furtividade, agilidade e capacidade de armamento.

O caça pode ser equipado com uma variedade de armamentos, incluindo mísseis ar-ar, ar-superfície, bombas guiadas e armas de energia direcionada. Possui compartimentos internos de armas para manter sua furtividade.

VÍDEO: Mais caças Sukhoi Su-57 para a VKS

O Su-57 está equipado com sistemas de aviônica avançados, incluindo radar com capacidade de varredura eletrônica ativa (AESA), sistemas de guerra eletrônica e um sofisticado sistema de comunicação.

O cockpit do Su-57 é projetado para fornecer ao piloto um alto nível de consciência situacional, com displays multifuncionais e um sistema avançado de realidade aumentada no capacete do piloto.

O desenvolvimento do Su-57 começou no início dos anos 2000, com o primeiro voo de teste ocorrendo em 2010. O programa enfrentou vários atrasos e desafios antes de entrar em serviço.

O Su-57 é destinado a ser a espinha dorsal da força de combate aéreo da Rússia, complementando e eventualmente substituindo os caças mais antigos. Ele é visto como uma resposta russa a outros caças de quinta geração, como o F-22 Raptor e o F-35 Lightning II.

wpDiscuz