Rússia lança onda de ataques aéreos em toda a Ucrânia
A Rússia lançou uma onda de ataques a várias cidades da Ucrânia, num ataque generalizado durante a noite
Um alerta aéreo nacional estava em vigor quando drones e mísseis atingiram Kiev, Odesa, Dnipropetrovsk, Kharkiv e Lviv nas primeiras horas da manhã de sexta-feira.
Em todo o país, pelo menos 12 pessoas foram mortas e algumas ficaram feridas, dizem as reportagens.
Os ataques noturnos ocorreram dias depois que a Ucrânia atingiu um navio de guerra russo no porto ocupado de Teodósia, na Crimeia.
Os ataques parecem ter sido de grande alcance, atingindo cidades de todo o país. Danos e vítimas foram relatados de Lviv, no oeste, para Dnipro e Kharkiv, no leste, para Odesa, no sul – bem como na capital Kiev.
O porta-voz da Força Aérea da Ucrânia, Yuriy Ihnat, disse que a Rússia usou mísseis hipersônicos, de cruzeiro e balísticos, incluindo o tipo X-22, que são difíceis de interceptar. “Nunca vimos tantos alvos atingidos simultaneamente”, acrescentou.
O primeiro-ministro da Ucrânia, Denys Shmyhal, disse que a Rússia tinha como alvo infraestruturas sociais e críticas em toda a Ucrânia.
Em Kiev, duas pessoas morreram e 17 ficaram feridas no que as autoridades locais chamaram de “um dos ataques aéreos mais massivos no território da Ucrânia”. Uma estação de metrô que funcionava como abrigo antiaéreo foi atingida e incêndios eclodiram em vários armazéns e edifícios residenciais.
O prefeito de Kharkiv, Igor Terekhov, disse que uma pessoa morreu e várias ficaram feridas em uma série de ataques na cidade que danificaram um hospital e edifícios residenciais.
O governador da região de Dnepropetrovsk disse que cinco pessoas foram mortas no que chamou de “manhã trágica para a região”. Serhiy Lisak disse que um shopping center e uma maternidade foram atacados na capital regional do Dnipro.
Em Odessa, o prefeito da cidade informou que um prédio pegou fogo depois de ser atingido por destroços de um drone abatido. As autoridades locais disseram que duas pessoas morreram e 15 ficaram feridas, incluindo duas crianças de seis e oito anos.
Em Zaporizhzhia, uma pessoa foi morta após ataques a infra-estruturas e 10 pessoas ficaram feridas.
As autoridades regionais informaram que uma pessoa morreu e outras três ficaram feridas em Lviv.
O ataque russo ocorre um dia depois de o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, ter agradecido aos EUA pelo seu último pacote de ajuda militar aprovado de 250 milhões de dólares, que incluía munições de defesa aérea.
Escrevendo no Telegram, o assessor presidencial ucraniano Andriy Yermak disse que “o mundo precisa ver que precisamos de mais apoio e força para deter este terror”.
No início desta semana, um ataque ucraniano ao porto de Fedosiya, no Mar Negro, na Crimeia ocupada pela Rússia, danificou o grande navio de desembarque Novocherkassk – um ataque bem-sucedido que elevou o moral ucraniano em meio a preocupações de que o apoio ocidental esteja em declínio.
FONTE: BBC
LEIA TAMBÉM:
Força Aérea Ucraniana destrói navio de desembarque russo na Crimeia