Reino Unido confirma planos de desmantelar os caças Typhoon Tranche 1 para fornecimento de peças
Apesar das especulações de que o Reino Unido poderá manter a sua frota de 30 jatos Typhoon ‘Tranche 1’ de produção inicial, o governo confirmou novamente que eles serão desmantelados para troca de peças
As aeronaves Tranche 1 são as versões de produção que atendem à ‘Capacidade Operacional Inicial’, que é apenas uma capacidade de defesa aérea muito básica e nada mais.
Clive Lewis, o deputado trabalhista de Norwich South, perguntou através de uma pergunta escrita parlamentar:
“Para perguntar ao Secretário de Estado da Defesa, quantos Typhoon Tranche 1 foram (a) retirados do serviço e (b) doados à Ucrânia desde fevereiro de 2022; e qual é a política de seu departamento para o descarte desses aviões.”
James Cartlidge O Ministro de Estado, Ministério da Defesa, respondeu:
“Desde fevereiro de 2022, nenhuma aeronave Tranche 1 Typhoon foi retirada do serviço da RAF ou doada à Ucrânia. A frota Tranche 1 passará por um programa de Redução para Produção para retirar peças utilizáveis e contribuir para o estoque de peças sobressalentes da frota Typhoon.”
Ele também acrescentou:
“Existem atualmente 30 aeronaves Tranche 1 no registro militar, das quais 26 deixarão o serviço até ao final de março de 2025.”
No final do ano passado, os planos do Reino Unido de descontinuar 30 jatos Tranche 1 suscitaram questões do Comitê Seleto de Defesa sobre uma potencial lacuna na capacidade de defesa. O Comitê Seleto de Defesa, portanto, pediu ao fabricante de defesa BAE Systems que discutisse se os caças Typhoon poderiam ser atualizados após a aposentadoria.
Mark François MP disse:
“Há um cenário em que há uma lacuna de capacidade brutal. Chama-se guerra. Como temos tão poucas aeronaves, por que faz sentido aposentar cerca de 30… não deveríamos pelo menos colocá-las em uma reserva de guerra?”
A BAE afirmou que embora o trabalho de atualização fosse possível, o Ministério da Defesa não o solicitou.
“É tecnicamente viável trazer uma aeronave Tranche 1 (T1) para o padrão de uma aeronave Tranche 2 (T2) ou Tranche 3 (T3). A BAE Systems já forneceu dados ao MOD que descrevem o escopo das modificações estruturais e aviônicas que seriam necessárias.”
De acordo com os planos atuais, a maior parte das 30 aeronaves Typhoon Tranche 1 da RAF sairão de serviço em 31 de março de 2025, enquanto quatro serão retidas até 2027. A aposentadoria dos Typhoon Tranche 1 deixará a Royal Air Force com apenas 107 aeronaves Typhoon no total – 67 jatos Tranche 2 e 40 jatos Tranche 3.
FONTE: ukdefencejournal.org.uk