Conflito no Céu: Rússia e Ucrânia afirmam ter derrubado aviões inimigos
Autoridades militares russas e ucranianas relataram a derrubada de aeronaves inimigas no domingo em diferentes áreas da frente de 1.000 quilômetros de extensão da guerra que já dura 22 meses.
O comandante da Força Aérea da Ucrânia, Mykola Oleshchuk, disse que unidades antiaéreas ucranianas atingiram um caça-bombardeiro russo Su-34 perto da cidade ocupada pela Rússia de Mariupol, no Mar de Azov, no sul da Ucrânia.
Oleshchuk, escrevendo no aplicativo de mensagens Telegram, disse que a aeronave não retornou à sua base, mas não deu mais detalhes.
O Ministério da Defesa da Rússia disse anteriormente que seus sistemas de defesa aérea derrubaram quatro aeronaves militares ucranianas nas últimas 24 horas – apenas dois dias depois de o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, ter dito que Kiev havia abatido três aeronaves russas.
Em seu despacho diário, o Ministério da Defesa russo disse que sua defesa aérea abateu três caças Su-27 e um bombardeiro tático Su-24 nas regiões de Zaporizhzhia e Dnipropetrovsk, no sudeste da Ucrânia. O despacho não forneceu mais detalhes.
Na sexta-feira, Zelensky disse que as forças do país abateram três caças-bombardeiros russos Su-34 na frente sul, comemorando os abates como um sucesso no conflito.
O comandante da Força Aérea, Oleshchuk, também disse que os aviões foram abatidos.
A Reuters não foi imediatamente capaz de corroborar os relatórios do campo de batalha de nenhum dos lados.
FONTE: Reuters