Os rebeldes Houthi do Iêmen divulgaram um vídeo de um caça F-5E Tiger II decolando e voando ao som da música Danger Zone do icônico filme “Top Gun”.

O vídeo seria uma provocação às forças americanas que estão operando no Mar Vermelho e no Golfo de Áden.

A Aviation Week tinha noticiado em setembro de 2023, que o movimento Houthi restaurou para voo um avião de combate Northrop F-5 Tiger, dando ao regime uma capacidade de caça pela primeira vez desde que depôs o governo do país em 2014. Os Houthis são considerados internacionalmente como um ator não estatal e não o legítimo governo do Iêmen.

Os Houthis têm atacado navios estrangeiros na área desde o início da guerra Israel-Hamas. Declararam apoio ao Hamas e disseram que tinham como alvo navios que viajavam para Israel.

Como resultado dos ataques de mísseis e drones dos Houthis, cada vez mais navios mercantes estão evitando a rota do Mar Vermelho e do Canal de Suez para a Europa.

O Carrier Strike Group 2, liderado pelo porta-aviões USS Dwight D. Eisenhower (CVN-69), chegou ontem ao Golfo de Áden e o Pentágono anunciou o início da Operação Prosperity Guardian para proteger navios mercantes no Mar Vermelho e Golfo de Áden.

VÍDEO: Rebeldes Houthi desafiam os EUA com caça F-5 ao som de Danger Zone de TOP GUN

SAIBA MAIS:

Destróier britânico HMS ‘Diamond’ abate drone de ataque no Mar Vermelho

Destróier USS ‘Carney’ da Marinha dos EUA abate 14 drones lançados pelos Houthis do Iêmen

Porta-aviões USS ‘Dwight D. Eisenhower’ chega ao Golfo de Áden

Pentágono inicia operação para proteger navios mercantes no Mar Vermelho e Golfo de Áden

Houthis demonstram grandes conquistas na construção da industrialização militar

wpDiscuz