Conectar drones a aviões tripulados de um só lugar: uma das áreas de interesse para Brasil e Suécia

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Este é um dos temas da chamada para candidatos a pesquisas de doutorado e pós-doutorado na Suécia, em áreas definidas por CNPq, CISB e SAAB

Na última sexta-feira, 8 de dezembro, uma chamada pública para concessão de bolsas nas modalidades Pós-Doutorado no exterior (PDE) e Doutorado-Sanduíche no Exterior (SWE) foi publicada pelo CNPq – Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI). A iniciativa faz parte de Acordo de Cooperação firmado entre o CNPq, o Centro de Pesquisa e Inovação Sueco-Brasileira (CISB) e a empresa Aeroplano Sueco Limitada (SAAB AB).

A Chamada Pública CNPq/MCTI/CISB/SAAB AB nº 37/2023 é financiada, segundo nota divulgada pelo CNPq, com recurso previsto no valor global de R$ 1,5 milhão (oriundo do orçamento do CNPq, conforme detalhamento da chamada na íntegra), e o prazo de submissão vai até 29 de fevereiro de 2024. A título de contrapartida, o CISB, com apoio da SAAB AB, concederá um adicional de 50% às mensalidades de cada bolsista.

Ainda segundo a nota, estão previstas 7 bolsas de Pós-doutorado no exterior (PDE) e até 3 bolsas de Doutorado-sanduíche no exterior (SWE) em instituições suecas. O objetivo é  “ampliar a colaboração científica e tecnológica entre grupos de pesquisadores brasileiros e suecos nas áreas de pesquisa” apoiadas pela chamada.

Entre os temas, está o que resumimos no título desta matéria (conexão de sistemas autônomos com fatores humanos e cockpit de piloto único), mas as áreas de interesse para apresentação do projeto vão muito além disso: são seis áreas – redes de comunicação, sistemas autônomos, engenharia aeronáutica, propulsão, materiais e desempenho humano – envolvendo diversos temas relacionados.

Segue abaixo a relação das áreas e respectivos temas:

a) Redes de comunicação: soluções de comunicações e redes para aplicações automatizadas/autônomas.

b) Sistemas autônomos: análise operacional e desenho conceitual, avaliação de tecnologias/sistemas de sistemas; colaborações entre plataformas tripuladas e não tripuladas, incluindo suporte à decisão e replanejamento dinâmico; conexão com fatores humanos e cockpit de piloto único; Conceitos de operação / Níveis de automação/Inteligência on board sense-and-avoid / Microeletrônica e metodologia para sistemas reconfiguráveis embarcados /Autonomia / aeronavegabilidade / Certificação. Sensores / Fusão de dados de sensores / Gestão de Dados / Inteligência Artificial.

c) Engenharia Aeronáutica: metodologias de avaliação de aerodinâmica instável no regime transônico, e uso de tais metodologias em análises aeroelásticas e previsão de cargas dinâmicas; fluxo laminar; tecnologias ativas para controle de fluxo; arquiteturas de redes de sensores e acionadores; conceitos de design de asa laminar.

d) Propulsão: gestão de energia; gerenciamento de energia do motor / modelagem eficiente da interação entre o motor e o sistema do veículo; previsão de fluxo de entrada de aeronaves, previsão de pluma de jato e aeroacústica usando métodos de simulação de fluxo de resolução de turbulência (CFD).

e) Materiais: materiais multifuncionais nano-reforçados para aplicações aeronáuticas.

f) Desempenho humano: incluindo interface homem-máquina, fatores humanos – segurança aérea / carga de trabalho / stress / consciência situacional / cockpits de nova geração / coordenação de tripulação.

Para saber mais sobre os detalhes da chamada pública, em sua íntegra, clique aqui para acessar arquivo pdf de 16 páginas. O publicação da relação dos pesquisadores selecionados, no Diário Oficial da União, está prevista para 31 de maio de 2024.

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