Pilotos da Força Aérea Sueca treinarão na Itália a partir de janeiro
ESTOCOLMO — As forças armadas suecas assinaram um acordo com a Força Aérea Italiana segundo o qual parte do treinamento de voo sueco para pilotos de caça ocorrerá na Itália a partir de janeiro de 2024 até dez anos depois. O acordo foi assinado pelo Chefe da Força Aérea, Major General Jonas Wikman, e pelo homólogo italiano, Tenente General Luca Goretti, Chefe do Estado-Maior da Força Aérea Italiana.
Em janeiro do próximo ano, a primeira leva de alunos de pilotos de caça da Escola de Aviação começará a treinar na Itália. A unidade aérea italiana que treinará os alunos suecos é a 61ª Stormo, e o treinamento ocorrerá na base aérea de Galatina, nos arredores de Lecce, bem como na base aérea de Decimomannu, na Sardenha.
“Estou feliz que o acordo tenha sido agora assinado e que tenhamos as condições necessárias para iniciar um treinamento de voo qualificado que atenda às exigências do futuro”, afirma o Chefe da Força Aérea, Jonas Wikman.
O treinamento é realizado pela Força Aérea Italiana com o apoio da empresa Leonardo. A Força Aérea Sueca enviará instrutores de voo a ambas as bases aéreas para serem treinados na aeronave de treinamento italiana e em seu sistema de treinamento. Depois disso, os instrutores de voo suecos atuarão como instrutores de voo na escola de voo italiana.
FONTE: Forças Armadas Suecas