TEERÃ — Os acordos foram finalizados para a entrega de caças Sukhoi Su-35 de fabricação russa, helicópteros de ataque Mil Mi-28 e jatos de treinamento Yak-130 ao Irã, disse o vice-ministro da Defesa.

Falando à Tasnim, o vice-ministro da Defesa, brigadeiro-general Mahdi Farahi, disse que os planos foram finalizados para que os caças Sukhoi Su-35, os helicópteros de ataque Mil Mi-28 e os treinadores a jato Yak-130 se juntem às unidades de combate das Forças Armadas iranianas.

Ele disse que essas três aeronaves militares avançadas estarão definitivamente à disposição do Irã e que os processos estão atualmente em curso.

O general observou que o Irã possui a frota de helicópteros militares mais forte da região em termos de quantidade e atualizou as capacidades dos helicópteros após a realização de vários projetos.

Mil Mi-28

O Irã não adquiriu nenhum novo caça nos últimos anos, excluindo alguns caças russos MiG-29 Fulcrum que comprou na década de 1990.

O Irã e a Rússia assinaram acordos importantes para impulsionar a sua cooperação econômica, comercial, energética e militar.

Em setembro, a Força Aérea Iraniana recebeu seus primeiros treinadores a jato Yak-130 de fabricação russa.

Desenvolvido pela Yakovlev e Aermacchi da Rússia, o Yakovlev Yak-130 é um avião de treinamento subsônico de dois lugares e de combate leve.

A aeronave avançada permitirá que os pilotos militares iranianos passassem por treinamento na operação de caças de geração 4+ e quinta geração, como o Sukhoi Su-57.

Yak-130 da Força Aérea Iraniana
wpDiscuz