PARIS — Como parte da missão reforçada de Policiamento Aéreo (eAP) da OTAN, que visa preservar a soberania do espaço aéreo dos países bálticos, a Força Aérea e Espacial Francesa (Armée de l’air et de l’espace) irá enviar quatro Mirage 2000-5 para a base aérea de Šiauliai, Lituânia.

Os quatro Mirage 2000-5 do 2º Esquadrão de Caça serão desdobrados em 28 de novembro da base aérea de Luxeuil na Lituânia por um período de quatro meses.
As tripulações irão juntar-se a um destacamento composto por cerca de uma centena de militares empenhados em apoiar as forças lituanas e os parceiros da NATO.

Quando os três países bálticos (Estônia, Letônia e Lituânia) aderiram à OTAN em 2004, a Aliança destacou capacidades de policiamento aéreo para a base de Šiauliai na Lituânia, a seu pedido. Esta missão, denominada Policiamento Aéreo do Báltico (BAP), visa reforçar os meios que utilizam para preservar a soberania dos seus espaços aéreos, fornecendo capacidades adicionais de reação rápida. Após a anexação da Crimeia pela Rússia, este sistema foi reforçado em 2014 por medidas de garantia denominadas Policiamento Aéreo Reforçado (eAP).

A Força Aérea e Espacial Francesa tem contribuído regularmente para estas missões desde a sua criação. Garantirá assim uma nova ronda de alerta a partir de 30 de novembro de 2023. Sucedendo à Itália, a França enviará quatro Mirage 2000-5, bem como um destacamento composto por cerca de uma centena de militares, para Šiauliai, na Lituânia, durante cerca de quatro meses. Esta é a 10ª participação da Força Aérea e Espacial Francesa no Policiamento Aéreo do Báltico e a sua 7ª missão na Lituânia.

Ao afetar recursos de alto nível e manter atividades operacionais regulares na região, a França demonstra o seu envolvimento no reforço da postura dissuasora e defensiva da OTAN e que está agindo de forma concreta para contribuir para as medidas de garantia no flanco oriental da Europa.

O Mirage 2000-5

Todos os dias, 24 horas por dia e 365 dias por ano, os Mirage 2000-5 do 2º Esquadrão de Caça, estacionados na Base Aérea 116 de Luxeuil, contribuem para a missão de Policiamento Aéreo do território nacional, missão permanente e prioritária confiada à Força Aérea e Espacial, no âmbito da proteção do espaço aéreo nacional.

FONTE: Ministério das Forças Armadas da França

wpDiscuz