UAC patenteou versão biposto do caça Sukhoi Su-57

55

A United Aircraft Corporation (UAC) recebeu uma patente para uma “aeronave tática furtiva de dois lugares”, descobriu o Izvestia. Fontes da publicação do complexo militar-industrial confirmaram que se trata de uma versão biposto do caça supersônico de quinta geração PAK FA / Su-57. Os especialistas compartilham a mesma opinião.

“Todos os nossos principais tipos de aeronaves táticas têm versões de dois lugares”, disse Dmitry Kornev, editor do portal MilitaryRussia, ao Izvestia.

A “Descrição de uma invenção para patente”, que o Izvestia revisou, afirma que a nova aeronave foi projetada para detectar e atacar alvos aéreos, de superfície e terrestres com armas guiadas e não guiadas. Também pode servir como posto de comando para “operações orientadas em rede de grupos mistos de aeronaves”.

Existem várias opções de utilização do caça Su-57 de dois lugares de quinta geração: treinamento de combate, líder de formação de UAV e também ataque – com operador responsável pelo uso das armas, observou o especialista.

“O fato de a cabine estar equipada com tudo o que é necessário para transferir o controle de um piloto para outro sugere que a nova aeronave também está sendo projetada como treinador de combate”, disse Dmitry Kornev.

Ao usar o Su-57 como parte dos sistemas de reconhecimento e ataque, o trabalho do piloto se tornará significativamente mais difícil, enfatizou. Ele precisará filtrar as informações, fazer a escolha final do alvo e escolher uma arma.

“É quase impossível para uma pessoa fazer isso, então as aeronaves de ataque se tornarão mais capazes se tiverem dois tripulantes, um dos quais é operador de sistemas de armas. Essa abordagem é eficaz, pois o piloto não ficará sobrecarregado, mas se concentrará no controle da aeronave e no combate aéreo caso ocorra repentinamente”, disse o especialista.

FONTE: Izvestia

wpDiscuz