Linha de produção do F-35

Todos os anos, os países mais poderosos do mundo gastam bilhões de dólares na defesa – mas para onde é que esse dinheiro realmente flui?

Para obter informações, classificamos as 25 maiores empresas de defesa do mundo em receitas de 2022, usando dados do Defense News.

Observe que nosso gráfico mostra as receitas de defesa de cada empresa, e não as receitas totais. Isto ocorre porque muitas empresas como a Boeing também geram receitas de indústrias e setores não relacionados com a defesa.

Dados e destaques do país

Os EUA e a China são os países mais representados nesta lista, com 12 e quatro respetivas empresas entre as 25 primeiras.

Destaques do país: EUA

Os EUA têm consistentemente o maior orçamento militar do mundo, por isso não é surpresa que as empresas americanas dominem esta classificação. Aqui estão alguns fatos interessantes sobre os três principais:

Lockheed Martin

  • Formada em 1995 pela fusão da Lockheed Corporation e Martin Marietta
  • Embora seja conhecida principalmente por produzir caças avançados como o F-35, a empresa também está trabalhando com a NASA na espaçonave Orion.

RTX (anteriormente Raytheon Technologies)

  • A Raytheon produz uma ampla gama de equipamentos militares, incluindo o sistema portátil de mísseis antitanque Javelin.
  • De acordo com o CSIS, os EUA forneceram 7.000 Javelins à Ucrânia, o equivalente a cerca de um terço do seu stock.

Northrop Grumman

  • Formada em 1994 pela fusão da Northrop e Grumman Aerospace, esta empresa é conhecida por desenvolver o bombardeiro stealth B-2.
  • Em agosto de 2023, a empresa abriu um escritório em Taiwan para “acelerar o acesso às tecnologias da empresa”.

Destaques do país: China

As três principais empresas da China neste ranking são todas empresas estatais.

Corporação da Indústria de Aviação da China (AVIC)

  • AVIC é a maior empresa aeroespacial e de defesa da China, também classificada em 150º lugar na Fortune Global 500 (2023).
  • A Chengdu Aerospace Corporation, uma subsidiária da AVIC, produz o primeiro caça furtivo operacional da China, o J-20.

Grupo das Indústrias do Norte da China (CNIG)

  • A CNIG faz negócios internacionalmente sob o nome de Grupo Norinco.
  • Em 2003, a Norinco foi sancionada pela administração Bush por alegadamente fornecer ao Irão tecnologias de mísseis.

Grupo das Indústrias do Sul da China (CSIG)

  • O CSIG produz veículos militares, munições e outros equipamentos.
  • A empresa também possui a Changan Automobile, uma importante marca de automóveis na China e um dos maiores produtores mundiais de veículos elétricos.

Outros destaques

Duas empresas europeias nesta lista que normalmente não estão associadas à indústria de defesa são a Airbus e a Rolls-Royce.

A Airbus é um dos maiores produtores mundiais de aviões comerciais e é amplamente utilizada pelas principais companhias aéreas, juntamente com as ofertas da Boeing. Quando se trata de defesa, a Airbus produz uma variedade de drones militares, caças e transportes.

Por outro lado, a Rolls-Royce é um importante fornecedor de aeronaves e motores navais e concebe os sistemas de propulsão nuclear para a frota submarina do Reino Unido.

Na verdade, não tem afiliação com a Rolls-Royce Motor Cars, que atualmente é uma subsidiária da BMW. A empresa original enfrentou dificuldades financeiras na década de 1970, o que levou à separação dos negócios de automóveis e motores aeronáuticos.

FONTE: visualcapitalist.com

VEJA TAMBÉM:

SIPRI Arms Industry 2022: Vendas das 100 maiores empresas de armas crescem apesar de disrupção nas cadeias produtivas

 

wpDiscuz