ANCARA — A Turquia planeja comprar 40 caças Eurofighter Typhoon, disse o ministro da Defesa Nacional, Yasar Guler, na quinta-feira (16/11).

“Queremos comprar o Eurofighter. É uma aeronave muito eficaz. Estas aeronaves estão relacionadas com o Reino Unido, Alemanha e Espanha. Tanto o Reino Unido como a Espanha dizem ‘sim’ e agora estão trabalhando para persuadir a Alemanha. . O Reino Unido e a Espanha dizem: “Vamos resolver esse problema”. Se for resolvido, planejamos comprar 40 jatos Eurofighter”,

Ele disse que os jatos F-16 e F-4 que estão no inventário da Força Aérea Turca são suficientes para as tarefas que Turquia realizará. “Mas é claro que estamos olhando além. Para isso, solicitamos o F-35, mas surgiram alguns problemas com o F-35. Também estamos trabalhando em alternativas”, disse Guler.

Os EUA suspenderam a Turquia do programa de caças F-35 em 2019, depois de se oporem à compra do sistema russo de defesa antimísseis S-400 por Ancara, alegando que o sistema russo colocaria em perigo os caças.

A Turquia afirmou repetidamente que não há conflito entre os dois sistemas e propôs uma comissão para estudar a questão. A Turquia também disse que cumpriu as suas obrigações para com os F-35 e que a sua suspensão era contra as regras.

Falando sobre a compra de caças F-16 dos EUA, Guler disse: “Para modernizar nossos F-16, compraremos 40 F-16 Block 70 Vipers prontos e modernizaremos 79 deles na Indústria Aeroespacial Turca (TUSAS).”

Separadamente, a Turquia fez um pedido a Washington em 2021 para 40 jatos F-16 e kits de modernização. O Departamento de Estado notificou informalmente o Congresso sobre a venda potencial.

Ancara afirma que os jactos fortaleceriam não só a Turquia, mas também a OTAN.

FONTE: Agência Anadolu

wpDiscuz