Em 2024, piloto do 1º GAVCA vai treinar no Gripen
Curso de conversão para o Gripen C/D, já cumprido por pilotos do 1º GDA e do IPEV, será realizado na Suécia por piloto do esquadrão de Santa Cruz a partir de fevereiro
Na semana passada foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) uma portaria informando o envio, à Suécia, de um capitão aviador do 1º Grupo de Aviação de Caça (1º GAVCA), baseado em Santa Cruz – RJ.
O piloto deverá realizar, entre o início de fevereiro e o final de maio de 2024, o “Curso de Conversão na Aeronave JAS 39 Gripen C/D”, ministrado na Ala F7 da Força Aérea Sueca, em Såtenäs.
Recentemente a Revista Aerovisão, da FAB, informou que foi completado o quadro de 14 pilotos operacionais que realizaram o curso de Gripen C/D na Suécia. Este é o total de pilotos que está agora no 1º GDA (Base Aérea de Anápolis – GO) realizando fases sucessivas de adaptação e treinamentos no Gripen E.
Além deles, 3 oficiais aviadores do IPEV (Instituto de Pesquisas e Ensaios em Voo, de São José dos Campos – SP) realizaram na Suécia o curso de piloto de provas no Gripen C/D. O envio de um quarto piloto do IPEV, um capitão-aviador, foi informado em agosto no DOU, e uma portaria recente alterou a data prevista de viagens de ida e volta para coincidir com as do piloto do 1º GAVCA.
Será que esse envio de capitão-aviador do 1º GAVCA de Santa Cruz, informado agora em novembro, é uma pista sobre qual esquadrão de caça e qual base da FAB serão os próximos a abrigar mais jatos Gripen E/F?