Suécia assina pedido de compra de mísseis AMRAAM por US$ 605 milhões
ESTOCOLMO — A Administração Sueca de Material de Defesa (FMV) assinou, em nome das Forças Armadas, um acordo com os EUA para a compra do Jaktrobot 99 AMRAAM, bem como equipamentos para integração, avaliação, teste e manuseio. Do lado dos EUA, o acordo foi assinado pela Agência de Cooperação para a Segurança da Defesa, DSCA.
A Suécia recebeu permissão antecipada dos EUA para comprar o AMRAAM, designado na Suécia como Rb 99, que foi originalmente integrado no caça JA37 Viggen. O AMRAAM também foi integrado no JAS39 há muito tempo. Desde então, AMRAAM foi atualizado e melhorado várias vezes.
O míssil agora adquirido é a versão mais recente, com desempenho de sistema aprimorado. Também substitui os mísseis mais antigos que a Suécia vendeu aos EUA para posterior doação à Ucrânia. A aquisição fortalece a capacidade das Forças Armadas de combater alvos aéreos contra ameaças atuais e futuras na área imediata.
A aquisição ocorre como Vendas Militares Estrangeiras, o que significa que a Administração de Materiais de Defesa compra o material do governo dos EUA e da DSCA como vendas aprovadas de AMRAAM para a Suécia até um valor de 605 milhões de dólares.
Com a integração da nova versão do AMRAAM, a já boa capacidade do JAS39 de cooperar com a OTAN/EUA também é reforçada.
“Na atual situação da política de segurança e com o aumento contínuo das capacidades de defesa da Suécia, o fornecimento de munições adicionais para os aviões de combate é urgente. O fato de estarmos agora adquirindo mais AMRAAMs diretamente do governo dos EUA acelera esse processo, pelo que estamos gratos”, afirma Lars Helmrich, chefe da área de negócios de equipamentos de aviação e espaciais da FMV.
FONTE: FMV – Agência Sueca de Material de Defesa