Ministério da Defesa argentino assina acordo com a Noruega para compra de quatro P-3 Orion

28

O Ministério da Defesa da República Argentina assinou um acordo para a aquisição de aeronaves de patrulha marítima P-3 Orion com autoridades do governo norueguês. A assinatura do documento contou com a presença do chefe da pasta da Defesa nacional, Jorge Taiana, e de Magnus Hansvold, chefe do Departamento D3 da Agência Norueguesa de Materiais de Defesa (NDMA).

Com esta aquisição, a Marinha Argentina poderá recuperar a capacidade de vigilância e patrulha de longo alcance que havia perdido após a frota de P-3B ter ficado fora de serviço há vários anos. As negociações com a Noruega remontam ao início de 2023, quando, face à iminente retirada planejada da Força Aérea Real Norueguesa, foi manifestado o interesse do Comando da Aviação Naval em adquirir um número aproximado de quatro P-3 Orions.

Conforme detalhado pelo Ministro da Defesa, o acordo assinado contempla a aquisição de quatro P-3 Orion, bem como um pacote de peças de reposição. A previsão é que as primeiras aeronaves cheguem antes do final do ano, enquanto as demais unidades chegarão durante 2024 . Taiana mencionou que a incorporação dos Orion é importante para o país porque eles passarão a cumprir duas funções: 1) Vigilância e controle do nosso mar territorial, especialmente da Zona Econômica Exclusiva; 2) Para ser utilizado na área de Busca e Salvamento atribuída à Argentina.

“… A compra destas aeronaves é uma parte importante da política que desenvolvemos para uma melhor vigilância e controlo do nosso mar . Esta iniciativa consistiu também na criação do Comando Marítimo Conjunto, na sua instalação no edifício Libertad, na utilização dos quatro navios de patrulha oceânica que tinham sido adquiridos pelo governo anterior… e estamos em processo avançado de aquisição de helicópteros específicos para eles…” detalhou a ministra Taiana.

O chefe da pasta afirmou ainda que “…precisávamos de um avião de longo alcance baseado em Trelew. Com isto damos um passo muito importante na cobertura e defesa da nossa soberania, dos nossos recursos e de sermos nós que garantimos o controle dos espaços marítimos.

Durante a conferência de imprensa, o Ministro referiu que existe atualmente uma tripulação da Aviação Naval treinando nos EUA num simulador. A esse respeito, a Armada Argentina divulgou que as quatro aeronaves norueguesas se encontram, no momento, nos Estados Unidos. E por isso tanto pilotos quanto mecânicos estão participando de adestramentos em simulador naquele país, assim logo estarão em condições de realizar o traslado à Argentina.

Ainda segundo a Armada, um dos aviões é da versão P-3N, para busca e salvamento e apoio logístico móvel, e das restantes da versão P-3C, de exploração e reconhecimento. A Armada Argentina também divulgou mais detalhes sobre outros itens incluídos na compra: são todos os sistemas de manutenção, acessórios e peças de reposição, assim como bancadas de teste e componentes que serão transportados desde a Noruega até a Base Aeronaval Almirante Zar, em Trelew, província de Chubut.

Além do P-3 Orion norueguês, a Armada Argentina mantém a expectativa de que em março de 2024 sejam concluídos os grandes trabalhos de inspeção que estão sendo realizados pela Fábrica de Aeronaves Argentina “Brigadeiro San Martín” no P-3B Orion 6-P-56.

FONTE: Zona Militar e Armada Argentina

wpDiscuz