O Comando Central dos EUA disse no X, anteriormente conhecido como Twitter, que seus caças F-15 chegaram ao Oriente Médio.

“As aeronaves F-15E Strike Eagle do 494º Esquadrão de Caça Expedicionário (494th Expeditionary Fighter Squadron) chegou à área de responsabilidade do Comando Central dos EUA para reforçar a postura dos EUA e melhorar as operações aéreas em todo o Oriente Médio”, afirmou em seu comunicado.

Anteriormente, o secretário de Defesa dos EUA, Lloyd Austin, disse que “aumentamos os esquadrões de aviões de combate dos EUA no Oriente Médio”, enfatizando que “o Departamento de Defesa dos EUA está totalmente pronto para desdobrar recursos adicionais, se necessário”.

O movimento palestino Hamas lançou o seu maior ataque a Israel em anos, disparando uma saraivada de foguetes a partir de Gaza e enviando combatentes através da fronteira.

Israel iniciou os seus próprios ataques contra alvos do Hamas em Gaza, com a mídia israelense relatando tiroteios entre bandos de combatentes palestinos e forças de segurança no sul de Israel.

Por sua vez, o primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, prometeu destruir o Hamas num discurso televisionado na sexta-feira, alertando que o feroz bombardeamento de Gaza foi “apenas o começo” da resposta do seu país aos ataques do Hamas na semana passada.

A sua ameaça surgiu num momento em que milhares de palestinos fugiam para o sul de Gaza em busca de refúgio, depois de Israel os ter alertado para evacuarem antes de uma possível ofensiva terrestre em Gaza, onde o número de mortos em ataques aéreos israelitas aumentou para pelo menos 1.900, de acordo com o ministro de saúde local.

FONTE: Asharq Al Awsat

LEIA TAMBÉM:

Crianças entre os mortos após comboio palestino ser atingido enquanto fugia do norte de Gaza

wpDiscuz