(NYSE: JOBY), uma empresa que desenvolve aeronaves elétricas de decolagem e pouso vertical (eVTOL) para serviço comercial de passageiros, anunciou em 5/10 que expandiu seu programa de testes de voo para incluir voar com um piloto a bordo da aeronave, um passo crítico na jornada da empresa em direção às operações comerciais.

Quatro membros da equipe de testes de voo da Joby já pilotaram voos a bordo do protótipo de aeronave de pré-produção da empresa, completando uma série de testes iniciais que incluíram voos pairados livres e transições diretas para voo semi-impulsionado.

Os testes foram realizados nas instalações de produção de pilotos da empresa em Marina, Califórnia, e complementam os testes de voo em andamento na Base Aérea de Edwards, anunciados em setembro, onde os pilotos da Joby e da Força Aérea dos EUA demonstrarão as capacidades da aeronave em cenários operacionais realistas.

Até o momento, a maioria dos testes de voo do Joby foram pilotados remotamente a partir de uma estação de controle de solo (GCS), usando tecnologia e software de comunicação de última geração. Isto permitiu à empresa gerar uma grande quantidade de dados sobre o desempenho da aeronave em uma ampla gama de condições de voo.

A campanha piloto a bordo foi liderada pelo piloto-chefe de testes da Joby, James “Buddy” Denham, e foi projetada para coletar dados sobre as qualidades de manuseio da aeronave e interfaces de controle do piloto, apoiando o desenvolvimento da aeronave e estabelecendo as bases para futuros testes “para crédito” como parte do programa de certificação contínuo da empresa junto à Federal Aviation Administration (FAA).

“Tendo ajudado a projetar e testar controles de voo para uma ampla variedade de aeronaves, incluindo todas as três variantes do F-35 Joint Strike Fighter, nada se compara à simplicidade e graça da aeronave Joby”, disse Denham. “Depois de completar mais de 400 descolagens e aterragens verticais a partir do solo, é um privilégio sentar-se no cockpit do nosso avião e experimentar em primeira mão a facilidade e a natureza intuitiva do design que a equipe Joby desenvolveu.”

Durante os testes, os pilotos da Joby avaliaram a facilidade de conduzir uma série de tarefas e manobras que os pilotos serão obrigados a realizar durante as operações normais, incluindo decolagens verticais, aceleração e transição para voo direto, rastreamento da linha central da pista e desaceleração para um pouso vertical em uma plataforma de pouso representativa. A avaliação desses elementos de tarefa de missão (MTEs) apoiará a certificação da aeronave Joby, bem como o trabalho contínuo da empresa com o Departamento de Defesa.

Denham ingressou na Joby em 2019 após se aposentar do Comando de Sistemas Aéreos Navais, onde foi um estimado pesquisador técnico com foco na pesquisa, desenvolvimento, teste e avaliação de controles de voo avançados e dinâmica de voo para uma ampla variedade de aeronaves. Ele liderou a pesquisa e o desenvolvimento do Conceito de Controle Unificado – um projeto conjunto dos EUA e do Reino Unido – que foi integrado com sucesso na aeronave F-35B STOVL. Posteriormente, ele foi pioneiro em um novo conceito de controle de voo para pousos em porta-aviões, chamado Precision Landing Modes, que aumentou drasticamente a precisão do pouso, reduziu a carga de trabalho do piloto e aumentou a segurança para pousos em porta-aviões nos F/A-18E/F/G e F-35C da Marinha dos EUA. Sua experiência em ambos os programas avançados foi fundamental no desenvolvimento dos controles de voo da aeronave Joby.

A Joby anunciou recentemente que localizará sua primeira fábrica de aeronaves em escala em Dayton, Ohio, o berço da aviação, produzindo até 500 aeronaves por ano.

DIVULGAÇÃO: Joby Aviation

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