Drone turco abatido por caça americano sobre a Síria
Um caça da USAF abateu um drone armado Anka-S da Força Aérea Turca sobre Hasakah na Síria. O drone turco iria bombardear posições das SDF (Syrian Democratic Forces), que são os aliados dos EUA no nordeste da Síria. As Forças Democráticas Sírias são uma aliança de milícias de sírios curdos, árabes, assírios, armênios, turcos e circassianos que lutam na Guerra Civil Síria.
Segundo Babak Taghvaee no X (ex-Twitter), o o drone turco Anka-S se aproximou da base do Exército dos EUA perto de Tel Beidar, ao norte de Hasakah para bombardear. As forças especiais do US Army presentes na base solicitaram imediatamente apoio aéreo. Dois caças F-16C em serviço CAP responderam e abateram o drone.
Inicialmente foi noticiado que o drone teria sido abatido por caças F-35A. Mas depois, foi verificado que o abate se deu por um F-16C Block 40 do 555th Expeditionary Fighter Squadron, vindo da base aérea de Muwaffaq Al-Salti, na Jordânia.
NOTA DA REDAÇÃO: Duas autoridades dos EUA, falando sob condição de anonimato è Reuters, disseram que um F-16 abateu o drone turco depois que os Estados Unidos ligaram várias vezes para autoridades militares turcas para avisá-los de que estavam operando perto das forças terrestres dos EUA.
As forças curdas sírias aliadas aos EUA disseram que os ataques turcos mataram oito pessoas, numa escalada provocada por um ataque a bomba em Ancara reivindicado por militantes curdos.
O apoio dos EUA às forças curdas no norte da Síria há muito que causa tensões com a Turquia, aliada da OTAN, que as vê como uma ala do ilegal Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK). Esse grupo reivindicou o ataque de domingo em Ancara, perto de edifícios governamentais.