Chefe da DAPA visita a Indonésia para resolver questões de pagamento no projeto conjunto do caça KF-21

31

KAI KF-21 Boramae

SEUL — O chefe da agência de aquisição de armas da Coreia do Sul visitou a Indonésia para tentar resolver a parcela não paga de Jacarta nos custos de um projeto conjunto de desenvolvimento de caças, disse seu escritório na quinta-feira.

Eom Dong-hwan, ministro da Administração do Programa de Aquisição de Defesa (DAPA), partiu para a Indonésia na quarta-feira e deverá ficar lá até este fim de semana para conversações com altos funcionários da defesa indonésia, de acordo com a DAPA.

“A reunião foi agendada com dificuldade, pois os responsáveis indonésios responsáveis mudavam constantemente”, disse uma fonte militar.

O compromisso de Jacarta com o projeto KF-21, lançado em 2015, tem enfrentado dúvidas devido ao atraso nos pagamentos. Os pagamentos foram interrompidos em janeiro de 2019 antes de serem retomados em novembro de 2022.

Como país parceiro, a Indonésia concordou em arcar com cerca de 20 por cento do custo do projeto de 8,1 trilhões de won (5,99 bilhões de dólares) até 2026 em troca do recebimento de um protótipo, juntamente com a transferência de tecnologia e a produção de 48 unidades no país.

Estima-se que a Indonésia tenha pago 278,3 bilhões de won pelo projeto até agora e esteja atrasada nos pagamentos em quase 1 trilhão de won.

No mês passado, o Presidente Yoon Suk Yeol reuniu-se com o seu homólogo indonésio, Joko Widodo, para uma cimeira em Jacarta, onde reafirmaram o seu compromisso de concluir com sucesso o projecto KF-21.

FONTE: Yonhap News Agency

wpDiscuz