Áustria pretende comprar jatos C-390 em conjunto com a Holanda, segundo jornal austríaco

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Contrato holandês poderá somar 10 aeronaves da Embraer, metade delas a serem repassadas à Áustria, num contrato ‘governo a governo’

Nesta terça-feira, 19 de setembro, o jornal austríaco Kronen Zeitung publicou a notícia de que o governo austríaco decidiu-se pela compra de até cinco jatos de transporte C-390 da fabricante brasileira Embraer. O objetivo é substituir seus desatualizados C-130 Hercules. Segundo o jornal, as aeronaves seriam recebidas a partir de 2026 e a compra envolveria uma ampliação do contrato holandês, atualmente estimado em cinco aviões. O contrato seria duplicado para também atender à Áustria, com provavelmente cinco jatos C-390 para cada país.

Há mais de um motivo para esse tipo de arranjo, conforme a matéria do Kronen Zeitung. Um deles é o momento do contrato holandês, que estaria em fase final de negociações, enquanto a Áustria ainda nem começou a negociar, o que permitiria ganhar tempo. Outro motivo, aparentemente relacionado ao primeiro, é que esse procedimento evitaria escândalos como a aquisição do Eurofighter, há cerca de 20 anos. Desde então, a Áustria tem evitado comprar aeronaves militares diretamente de seus fabricantes, e por isso estaria privilegiando compras “governo a governo” com países aliados.

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Seria esse o caso do Embraer C-390: os holandeses estariam dispostos a contratar mais do que os cinco jatos que atualmente planejam operar, e venderiam essas aeronaves a mais, consideradas assim como “excedentes”, à Áustria. Ainda que os números não estejam fechados, os planos divulgados pelo governo austríaco mencionam quatro a cinco aviões de transporte para recebimento até 2032. Os atuais C-130 austríacos estão atingindo o final de suas vidas úteis e deverão ser desativados em até seis anos.

Atualmente, ainda segundo o Kronen Zeitung, a Força Aérea Austríaca está operando apenas três antigos C-130 Hercules, principalmente no envio de tropas ao exterior, além de seu abastecimento quando destacadas em outros países. O C-390 da Embraer realizaria essas tarefas voando mais rápido e alto do que o Hercules, com alcance também maior. Entre outras missões a serem realizadas, estão o lançamento de paraquedistas e de suprimentos pelo ar, combate a incêndios florestais, busca e salvamento e reabastecimento em voo (nessa hipótese, seria correto chamar os jatos de KC-390, caso os austríacos optem por essa capacidade).

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