Passagens baixas de caças Gripen E, F-5EM e A-1BM da Força Aérea Brasileira, em fotos e vídeo – e sim, o Gripen estava com IRST

Como tradicionalmente ocorre no Domingo Aéreo da Academia da Força Aérea (AFA), esta edição 2023 realizada em 17 de setembro contou com as passagens baixas de caças da Força Aérea Brasileira – FAB.

Pela primeira vez num evento de Portões Abertos para o público paulista, o novo caça da FAB apareceu e fez várias passagens sobre a pista e as instalações da AFA. Veja abaixo o vídeo que publicamos agora no Canal Forças de Defesa no YouTube (e se ainda não se inscreveu no canal, aproveite):

O caça F-39 Gripen E, matrícula 4106, é o mais recente entregue para a Força Aérea, e faz parte da dotação do 1º Grupo de Defesa Aérea, Esquadrão Jaguar, baseado em Anápolis (GO).

O Gripen veio acompanhado de seus “amigos da primeira linha” da Aviação de Caça da FAB.

No início da manhã, presenciamos a chegada do F-5 EM matrícula 4875 do 1º/1º Grupo de Aviação de Caça, Esquadrão Jambock, baseado em Santa Cruz (RJ). O caça fez diversas passagens baixas antes de pousar e dirigir-se a um dos últimos  hangaretes do pátio da AFA.

Também pela manhã chegou o A-1 BM (biposto modernizado) matrícula 5652, informado no evento como uma das aeronaves do Esquadrão Poker, 1º/10° Grupo de Aviação, baseado em Santa Maria (RS) e especializado em Reconhecimento Tático – assim, também pode ser chamado de RA-1 BM.

Tal qual o F-5 EM, o jato do Poker pousou e estacionou num dos hangaretes do pátio. Ambos deixaram a AFA no meio da tarde, juntamente com uma aeronave AF-1B da Marinha do Brasil (que já estaca na AFA quando o Poder Aéreo chegou ao evento, às 8h da manhã), mas isso é assunto para outra matéria, com mais fotos e vídeos.

Ao contrário dos demais jatos citados nesta matéria “Gripen e seus amigos”, o novo caça da FAB não pousou na AFA. Em compensação, a aeronave veio com acompanhada de outro amigo: o sensor IRST, que tanta polêmica causou por meses e meses na seção de comentários.

wpDiscuz