Novo conceito de jato da Aeralis poderá atuar como treinador avançado, aeronave ‘Aggressor’, plataforma ISTAR e reabastecimento leve
A desenvolvedora de aeronaves do Reino Unido, Aeralis, redesenhou seu conceito de jato leve modular, com o tipo ganhando maior desempenho e velocidade para atender às necessidades dos clientes em potencial.
“O mercado começou a dar uso a algumas necessidades e expectativas muito precisas sobre quais variantes realmente precisamos fazer agora”, disse o presidente-executivo da Aeralis, Tristan Crawford, ao revelar a atualização na feira DSEI em Londres, em 12 de setembro.
“Um dos principais feedbacks foi a necessidade de operar em um regime de velocidade transônica, para garantir que a [variante] agressor pudesse realmente testar a resistência de algumas das plataformas de combate de ponta.”
No entanto, Crawford observa que os potenciais clientes também enfatizaram a necessidade da Aeralis “manter o preço da aeronave”, que descreve como sendo “muito acessível”.
Para ser construída em torno de uma versão evoluída de seu projeto de fuselagem central comum, uma família proposta de aeronaves será adequada para tarefas que incluem treinamento de jato básico e avançado, tarefas de agressor/”Red Air” e inteligência, vigilância, aquisição de alvos e reconhecimento (ISTAR). Outras funções poderiam incluir servir como treinador para caças de quinta geração, desempenhar funções de guerra eletrônica ou atuar como aeronave de reabastecimento leve.
“Agora temos um formato novo e aprimorado que permite que a aeronave opere em regime quase supersônico em vôo nivelado”, diz Crawford. “Também conseguimos desbloquear alguns benefícios em termos de aumento da capacidade de combustível e aumento de volume no interior da aeronave.” Isto foi conseguido em parte através da substituição de um design de material rodante personalizado por um produto pronto para uso da Heroux-Devtek.
“Mudamos o formato para ir mais rápido e, na verdade, melhoramos a capacidade”, diz Crawford.
A empresa aprovou o projeto modificado no final de 2022, e Crawford afirma que, desde então, “nós aprimoramos a projeto”. Uma recente atividade do conselho de revisão de projeto foi presidida pelo ex-engenheiro sênior da Força Aérea Real, Sir Julian Young, fornecendo recomendações adicionais.
A variante de treinamento agressor proposta apresentará o que a Aeralis afirma ser “uma arquitetura de asa inédita que consiste em uma asa interna e uma asa externa para garantir manobrabilidade em baixas e altas velocidades”. Ele descreve isso como uma configuração de asa altamente dobrada.
A variante ISTAR, que ganhará extensão de fuselagem para manter a estabilidade devido à asa estendida, poderá ser não tripulada.
“Estou ansioso para progredir rapidamente com a aeronave para o próximo estágio”, diz Crawford. A empresa está agora se preparando para desenvolver uma aeronave de pré-produção, com o primeiro voo previsto para dentro de três anos.
Um jato de treinamento avançado monomotor será o primeiro projeto a ser produzido. “Ainda buscamos entrar no mercado antes do final da década”, afirma.
O tipo será movido por um motor Honeywell F124, mas Crawford observa: “A premissa ainda é ser compatível com uma gama de motores”.
Enquanto isso, a Aeralis nomeou em 6 de setembro o ex-executivo da BAE Systems, Airbus e AirTanker, Robin Southwell, como o novo presidente de seu conselho principal.
“Sua vasta experiência proporcionará governança e supervisão valiosas à liderança sênior da Aeralis à medida que o negócio continua em seu próximo capítulo de rápido crescimento”, afirma a empresa.
Crawford diz que a Aeralis anunciará um acordo com um “parceiro importante” na DSEI em 13 de setembro. “Isso lhe dará uma indicação de onde vemos o desenvolvimento do interesse”, diz ele.
FONTE: Flight Global
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