Saab recebe ordem para funcionalidades adicionais do Gripen E
A Saab e a Administração Sueca de Material de Defesa (FMV) firmaram um acordo referente a novas funcionalidades e cronogramas de entrega ajustados para o Gripen E e o Gripen C/D. O acordo refere-se ao período 2023-2030 e o valor do pedido é de aproximadamente 5,8 bilhões de coroas suecas (SEK)
O FMV e a Saab concordaram em revisar o acordo existente relacionado ao desenvolvimento e produção do Gripen E, adicionando novas funcionalidades, que incluem alterações nos sistemas de guerra eletrônica (Eletronic Warfare – EW), de comunicação e de reconhecimento, bem como alterações nos cronogramas de entrega do Gripen E e do Gripen C/D.
A fim de garantir a capacidade operacional de seus caças, as Forças Armadas Suecas, o FMV e a Saab concordaram em ajustar os planos de desenvolvimento e entrega, permitindo o desenvolvimento e operação contínuos do Gripen C/D após 2030, em paralelo com a introdução dos caças da próxima geração, Gripen E.
“Este acordo confirma a colaboração estreita existente entre a Saab, o FMV e as Forças Armadas Suecas. Estou muito orgulho que estamos contribuindo para a capacidade operacional das Forças Armadas Suecas através do fortalecimento ainda maior das capacidades do sistema Gripen, um caça de classe mundial”, diz Lars Tossman, head da área de negócios Aeronautics da Saab.
Sobre a Saab
A Saab é uma empresa líder no segmento de defesa e segurança com a contínua missão de ajudar nações a manter a segurança da população e da sociedade. Com a força de 19.000 funcionários, a Saab está em constante expansão das fronteiras tecnológicas para criar um mundo mais seguro, sustentável e igualitário. A Saab desenvolve, produz e mantém sistemas avançados em aeronáutica, armamentos, comando e controle, além de sensores e sistemas subaquáticos. A Saab tem sua sede na Suécia, tem operações de grande porte em todo o mundo e faz parte dos recursos de defesa de diversas nações.
No Brasil, a Saab mantém uma parceria de longo prazo e fornece diversas soluções avançadas, tanto civis quanto militares. Com o Programa Gripen, a empresa estabeleceu uma ampla transferência de tecnologia que está beneficiando a indústria de defesa nacional.
A informação é tal que a Saab AB é obrigada a torná-la pública de acordo com o Regulamento sobre Abuso de Mercado da União Europeia. A informação foi submetida para publicação, através da agência da pessoa de contato acima indicada, no dia 12 de setembro de 2023 às 9h45 (CET).
DIVULGAÇÃO: Saab / MSL Group