Caças Gripen C/D e Gripen E voarão juntos
JAS 39 C/D e JAS 39E ganham novas funcionalidades e mudam planos de entrega após a FMV renegociar o acordo com a Saab. Para as Forças Armadas Suecas, isso significa que o Gripen C/D continua a ser desenvolvido e pode operar após 2030, ao mesmo tempo em que o caça de próxima geração Gripen E é lançado
— Com a deterioração da situação global, precisamos de nos manter atualizados e estar na vanguarda tecnológica para enfrentar a ameaça do futuro. Este acordo significa que podemos continuar a operar com ambos os sistemas e continuar a ter uma forte capacidade de combate ao longo do tempo, afirma o Chefe da Força Aérea, Jonas Wikman.
Para enfrentar ameaças futuras, o JAS 39E introduz, entre outras coisas, mudanças nos sistemas de guerra eletrônica, rádio e radar. O JAS 39E será colocado em operação sob os auspícios da FMV no outono de 2023, o que aumentará a capacidade de testes de voo e lançará as bases para a introdução do sistema pelas Forças Armadas na segunda metade da década de 2020.
Em 2013, FMV e Saab assinaram acordo para aquisição de 60 JAS 39Es. O contrato foi atualizado em diversas ocasiões no passado, inclusive para adquirir novas unidades e componentes que foram previamente planejados para serem reutilizados quando a aeronave JAS 39C/D fosse retirada de serviço. Na Decisão de Defesa 2020, foi decidida a extensão da operação do JAS 39C/D em paralelo com o JAS 39E.
— Num projeto de desenvolvimento tão longo e complexo como o JAS 39E, o mundo exterior sofre mudanças. A deterioração adicional da situação da política de segurança nos últimos anos, que culminou no ataque da Rússia à Ucrânia, tornou clara a necessidade de uma forte capacidade da aviação de combate ao longo do tempo. A FMV e as Forças Armadas Suecas estão trabalhando em estreita colaboração com o principal fornecedor para garantir os pré-requisitos materiais para a capacidade da aviação de combate por um longo período e, portanto, partes essenciais da capacidade de defesa aérea da Suécia, disse Lars Helmrich, chefe da área operacional de aviação e espaço da FMV.
— Este acordo fornece as condições para continuar a operar e adaptar o JAS 39C/D de acordo com os desenvolvimentos globais, enquanto o desenvolvimento e comissionamento do JAS 39E continuam. O JAS 39E, incluindo as mudanças que estamos introduzindo agora, será uma adição muito forte quando o sistema for adicionado à Força Aérea, conclui Lars Helmrich.
FONTE: Força Aérea Sueca / FMV