Os países fecharam acordo em setembro do ano passado para a entrega de seis aeronaves

YANGON: Mianmar recebeu a primeira remessa de dois caças russos Su-30, disse Charlie Than, ministro do Comércio de Mianmar, à agência de notícias estatal russa RIA em comentários publicados hoje.

“Duas aeronaves já foram entregues”, disse Than à RIA à margem do Fórum Econômico Oriental, o fórum anual da Rússia que visa desenvolver a cooperação econômica na região e incentivar o investimento estrangeiro, que começa hoje no porto de Vladivostok.

A Rússia e Mianmar assinaram um contrato em setembro de 2022 para a entrega de seis caças Su-30SME, disse a RIA.

O caça multifuncional Sukhoi Su-30SME foi projetado para engajamento de alvos, reconhecimento aéreo, emprego em combate e treinamento de pilotos, de acordo com a Rosoboronexport, exportadora de armas controlada pelo Estado da Rússia.

Separadamente, Than disse à agência de notícias estatal russa TASS que uma série de acordos bilaterais serão assinados no Fórum Econômico Oriental, incluindo o desenvolvimento do turismo entre os dois países.

O Ministério da Defesa russo não respondeu imediatamente a um pedido de comentário da Reuters.

Os EUA alertaram que o apoio da Rússia aos governantes militares de Mianmar é inaceitável e desestabilizador, com o seu fornecimento de armas a ajudar a alimentar um conflito que se tornou uma catástrofe para o país.

O ministro da defesa e o principal diplomata da Rússia visitaram Mianmar, enquanto o chefe da junta, Min Aung Hlaing, esteve na Rússia várias vezes desde 2021 e recebeu um doutoramento honorário.

FONTE: Reuters

wpDiscuz