TEL AVIV — O Ministério da Defesa iniciou o processo de aquisição do terceiro esquadrão da aeronave “Adir” (F-35), que será absorvido pela Força de Defesa de Israel (IDF).

Após a aprovação do Ministro da Defesa, Yoav Galant, e do Diretor Geral do Ministério da Defesa, Major General (reformado) Eyal Zamir, a delegação de compras do Ministério da Defesa nos EUA apresentou um pedido oficial de compras (LOR) à Diretoria Americana HAF 35 (JPO) para concluir a aprovação e assinatura do acordo nos próximos meses.

O Ministério da Defesa vai adquirir do governo americano 25 aeronaves F-35, fabricadas pela Lockheed Martin, num negócio que inclui suporte e manutenção. Após a conclusão da transação, a frota das aeronaves stealth mais avançadas do mundo operadas pela Força Aérea Israelense será ampliada para 75. O fornecimento dos aviões para as IDF começará em 2027 a uma taxa de 3 aviões por ano.

O alcance do acordo é estimado em cerca de 3 bilhões de dólares provenientes dos fundos de ajuda americanos. Como parte do acordo original entre os governos, o fabricante do avião, Lockheed Martin, e o fabricante do motor, Pratt & Whitney, comprometeram-se a partilhar com as empresas israelitas a produção dos aviões F-35 vendidos aos países que os equipam.

O novo acordo permitirá a continuação do compromisso das empresas americanas de cooperar na produção de peças de aeronaves com as indústrias israelenses.

FONTE: Ministério da Defesa de Israel

wpDiscuz