Yak-130 da IRIAF

TEERÃ — A Força Aérea do Irã recebeu um lote de jatos avançados de treinamento de combate russos para “melhorar o treinamento e a capacidade de combate da Força Aérea”, informou a mídia local no sábado.

“Várias aeronaves de treinamento Yak-130 entraram no país e se juntaram à Base Aérea Shahid Babaei em Isfahan”, no centro do Irã, segundo a agência de notícias Tasnim.

A agência, citando o departamento de relações públicas do exército, disse que a chegada do Yakovlev Yak-130 ocorreu como parte dos “contratos de armas da República Islâmica com a Federação Russa”.

A Rússia e o Irã estão ambos sob sanções internacionais que restringem o comércio, mas ao longo do último ano estabeleceram laços fortes em vários setores, incluindo a cooperação militar.

Em março, o Irã anunciou que havia sido alcançado um acordo para comprar caças Sukhoi Su-35 da Rússia.

A Ucrânia e muitos dos seus aliados ocidentais acusaram Teerã de fornecer armas a Moscou para utilização na guerra contra Kiev. O Irã negou consistentemente as acusações.

Em maio, os Estados Unidos afirmaram que o Irã e a Rússia estão a “expandindo a sua parceria de defesa sem precedentes”.

O porta-voz do Conselho de Segurança Nacional dos EUA, John Kirby, disse na época que o Irã entregou mais de 400 drones à Rússia desde agosto do ano passado.

Ele acrescentou que Teerã estava tentando comprar helicópteros de ataque, radares e aeronaves Yak-130 da Rússia.

Atualmente, o Irã possui principalmente caças russos MiG e Sukhoi que datam da era soviética, bem como algumas aeronaves chinesas, incluindo o F-7.

Alguns caças americanos F-14, F-4 e F-5 anteriores à Revolução Islâmica de 1979 também fazem parte de sua frota.

VÍDEO: Yak-130 da Força Aérea da República Islâmica do Irã

FONTE: Voice of America News

wpDiscuz