Taurus KEPD em voo

A Ucrânia já opera a dupla de mísseis de cruzeiro Storm Shadow/SCALP, mas espera obter em breve o modelo alemão conhecido como Taurus KEPD 350 e o americano ATACMS. Recentemente, tem havido cada vez mais notícias nos meios de comunicação de que a Alemanha planeia fornecer mísseis Taurus, mas apenas com a condição de que os EUA entreguem ATACMS ao mesmo tempo. Uma táctica semelhante foi usada quando a Alemanha tomou a decisão de fornecer tanques Leopard à Ucrânia e pediu aos EUA que fornecessem ao mesmo tempo o Abrams.

A Ucrânia não receberia muitos dos mísseis Taurus, que possuem um alcance de 500 km e são difíceis de rastrear. O alcance do míssil ATACMS é de apenas cerca de 300 km. O Taurus é semelhante ao Storm Shadow e ao SCALP-EG – todos eles foram desenvolvidos no mesmo projeto conjunto. O bom disso é que os defensores da Ucrânia podem usar os mesmos adaptadores do Su-24 para todos esses mísseis.

O míssil Taurus pesa 1.360 kg, tem uma ogiva de 481 kg e atinge uma velocidade de 1.000 km/h. O Taurus é um pouco mais adaptado para destruir bunkers, o que significa que tem grande capacidade de destruir estes alvos que os seus semelhantes. Poderia, por exemplo, ser muito eficaz contra algum tipo de ponte se a Ucrânia tivesse necessidade de destruir uma estrutura como essa.

Uma diferença interessante entre o Taurus KEPD 350 e o Storm Shadow é o motor. O míssil de cruzeiro alemão usa um turbofan Williams WJ38-15, enquanto o Storm Shadow é movido por uma unidade turbojato Microturbo TRI 60-30. Um motor turbofan permite que o Taurus carregue um pouco mais de peso, o que é importante para suas funções de destruição de bunkers.

Além disso, parece que o Taurus simplesmente tem um alcance de 500 km, enquanto o Storm Shadow tem versões de alcance mais curto. Enquanto os mísseis Storm Shadow mais avançados podem viajar até 550 km, os que a Ucrânia obteve perderam força por volta da marca de 270-250 km.

O míssil de cruzeiro Taurus é muito importante para a Ucrânia. Possui alguns recursos STEALTH, que ajudam a evitar a detecção por radar. Voa muito próximo do solo e só sobe antes do alvo para realizar uma manobra de mergulho. Espera-se que a Ucrânia receba estes mísseis em breve – eles expandiriam significativamente as capacidades de ataque de longo alcance da Ucrânia e ajudariam a destruir a infra-estrutura militar russa bem atrás das linhas inimigas.

FONTE: Technology.org

wpDiscuz