Su-75 e Su-57

PATRIOT PARK /Região de Moscou/, 16 de agosto. /TASS/. A Rússia está em negociações com vários parceiros sobre a cooperação em seus caças de quinta geração, Su-57E e Checkmate, incluindo seu desenvolvimento e produção conjuntos, disse o chefe da Rosoboronexport, Alexander Mikheyev, à TASS nos bastidores do fórum Army-2023.

“De acordo com o feedback de especialistas e especialistas estrangeiros, o jato supermanobrável Su-35 é a melhor aeronave entre os caças de quarta e 4 ++ gerações. Ele ocupa um lugar de direito no portfólio de pedidos da Rosoboronexport. Cooperação nos caças de quinta geração Su-57E e Checkmate está sendo discutida com vários parceiros da Rússia, inclusive no formato de desenvolvimento e produção conjuntos”, disse o funcionário.

A empresa estatal de tecnologia da Rússia, Rostec, revelou o mais recente caça monomotor nacional apelidado de Checkmate no show aéreo internacional MAKS-2021 na cidade suburbana de Zhukovsky, nos arredores de Moscou. O novo avião criado pela Rostec por iniciativa própria, é um derivado do caça Su-57 de quinta geração. A apresentação internacional do caça de ponta foi realizada no Dubai Airshow 2021, nos Emirados Árabes Unidos. Espera-se que um lote piloto de caças Checkmate seja produzido em 2026.

O Checkmate incorpora os sistemas mais recentes, incluindo sua configuração de arquitetura aberta para atender aos requisitos do cliente e tecnologias exclusivas de inteligência artificial.

O novo caça monomotor é baseado em tecnologia furtiva e é equipado com um compartimento interno para armamento ar-ar e ar-superfície. O caça levará uma carga útil de mais de sete toneladas e será capaz de atingir até seis alvos por vez. O caça Checkmate será capaz de voar a Mach 1,8 (1,8 vezes a velocidade do som) e terá um alcance operacional de 3.000 km.

O Fórum Técnico-Militar Internacional do Army-2023 está sendo realizado no Patriot Congress and Exhibition Center, no campo de treinamento Alabino e no aeródromo de Kubinka, nos arredores de Moscou, de 14 a 20 de agosto. Mais de 60 países confirmaram a participação de suas delegações militares oficiais no fórum. O evento reúne cerca de 1.500 empresas de defesa russas líderes, bem como 85 empresas e organizações estrangeiras de sete países. O evento foi organizado pelo Ministério da Defesa da Rússia. A TASS é o parceiro estratégico de mídia do evento.

wpDiscuz