O Ministério da Defesa da Rússia receberá em breve um lote de aeronaves de combate Su-57 equipadas com os novos motores Saturn Izdeliye-30, segunda o Zvezda.

“As aeronaves com o motor do segundo estágio estão passando por testes de voo. Já sob o contrato de série atual, está planejado fornecer o Su-57 com um novo motor ”, disse Vladimir Artyakov, Vice-Diretor Geral da Rostec, segundo a mídia estatal russa na véspera do Fórum Técnico-Militar Internacional Army-2023

Ele disse que há planos para aumentar significativamente o ritmo de produção dos Su-57.

Artyakov observou que o Su-57 foi projetado para operar com os motores de primeiro e segundo estágio. Ele afirmou que “mesmo com o motor de primeiro estágio, o caça cumpre os requisitos fundamentais de uma aeronave de quinta geração”.

Desenvolvido pela United Engine Corporation (UEC), o Izdeliye-30 é um motor turbofan de pós-combustão de dois eixos e bypass baixo. Informes não confirmados dizem que o motor “Izdeliye-30” deverá desenvolver um empuxo de 15.000 Kilo Gram Force (KGF) em comparação com 14.000 KGF de seu antecessor AL-41FP.

Saturn Izdelie-30

O primeiro voo do motor em um protótipo do Su-57 ocorreu em 5 de dezembro de 2017.

A arquitetura é um fan de três estágios acionado por uma turbina de baixa pressão de estágio único e um compressor de alta pressão de cinco estágios acionado por uma turbina de alta pressão de estágio único. Ao contrário do AL-41F1, este motor possui IGVs de plástico de fibra de vidro e bocais convergentes-divergentes que usam flaps serrilhados para reduzir sua assinatura de radar.

O motor apresenta tecnologias avançadas, como impressão 3D, compósitos de matriz cerâmica e sistemas de controle digital do motor. Seu bocal de vetorização de empuxo permite maior capacidade de manobra e capacidade furtiva.

Em uma entrevista recente ao Izvestia, Artyakov disse que há planos para ter um total de 22 unidades Su-57 produzidas em série até 2024.

A Rússia tem atualmente apenas 10 caças Su-57 produzidos em série. Para atingir as 22 unidades projetadas, a estatal United Aircraft Corporation (UAC) deve fabricar doze unidades adicionais nos próximos 24 meses.

 

wpDiscuz