Caça Su-35 russo disparou flares contra um drone MQ-9 dos EUA sobre a Síria e o danificou, dizem os militares dos EUA

31

WASHINGTON (AP) – Um caça russo voou a poucos metros de um drone dos EUA sobre a Síria e disparou flares contra ele, atingindo a aeronave americana e danificando-a, disseram os militares dos EUA na terça-feira, a última de uma série de interceptações agressivas da Rússia na região.

Um comandante sênior da Força Aérea disse que a ação no domingo foi uma tentativa dos russos de derrubar o drone MQ-9 Reaper do céu e ocorreu apenas uma semana depois que um caça russo voou perigosamente perto de um avião de vigilância dos EUA transportando uma tripulação na região, colocando em risco a vida dos quatro americanos a bordo.

“Um dos flares russos atingiu o MQ-9 dos EUA, danificando gravemente sua hélice”, disse o tenente-general Alex Grynkewich, chefe da Central das Forças Aéreas dos EUA, em um comunicado descrevendo o último incidente. “Pedimos às forças russas na Síria que ponham fim imediato a esse comportamento imprudente, não provocado e não profissional.”

Grynkewich disse que um dos membros da tripulação que operava o drone conseguiu mantê-lo no ar e o levou de volta à sua base.

O incidente de domingo é o mais recente de uma série de confrontos entre caças russos e aeronaves dos EUA sobrevoando a Síria. Os líderes dos EUA observaram o aumento e até agora descartaram qualquer conexão com a guerra em andamento da Rússia na Ucrânia, onde os EUA e aliados ocidentais estão apoiando ativamente a luta de Kiev contra Moscou.

O general do Exército Mark Milley, presidente do Estado-Maior Conjunto, disse que não tem certeza do que desencadeou o aumento. “Temos analistas tentando descobrir isso. Não sei se está conectado à Ucrânia ou não. No momento, não há nada que sugira que esteja”, disse ele a repórteres durante um briefing recente.

Outros sugeriram que isso decorre de uma crescente coordenação entre a Rússia, a Síria e o Irã e visa persuadir os EUA a deixar a Síria, abrindo assim a porta para mais atividades iranianas, principalmente no sul.

VÍDEO: Caça russo lança flares contra drone americano

wpDiscuz