O governo australiano comprará 20 novas aeronaves C-130J Hercules para a Royal Australian Air Force por US$ 6,6 bilhões (AU$ 9,8 bilhões). Isso fornecerá à Força Aérea o C-130 Hercules de última geração para atender às necessidades de transporte aéreo do futuro.

As novas aquisições substituirão e expandirão as 12 aeronaves Hercules atualmente operadas pela Força Aérea, com a entrega da primeira aeronave prevista para o final de 2027.

Haverá benefícios significativos para a indústria australiana com a expansão do tamanho da frota, com oportunidades para construir instalações e infraestrutura e sustentar a aeronave.

A Força de Defesa Australiana conta com a aeronave C-130J Hercules para o envio de pessoal, equipamentos e suprimentos humanitários. A aeronave icônica é usada regularmente em missões de busca e salvamento, socorro em desastres e evacuação médica.

O C-130J esteve envolvido em quase todas as principais operações de Defesa nas últimas décadas, desde a assistência em Bougainville e manutenção da paz em Timor-Leste até os conflitos no Iraque e no Afeganistão. Mais recentemente, a aeronave apoiou a resposta da Austrália ao COVID-19 na região, entregando vacinas e suprimentos médicos, bem como resposta a incêndios florestais e inundações.

Os C-130J Hercules são fabricados pela Lockheed Martin e estão sendo adquiridos nos Estados Unidos. A aeronave continuará a ser operada pelo No. 37 Squadron na Base RAAF Richmond em NSW.

FONTE: Ministério da Defesa da Austrália

wpDiscuz