Força Aérea Brasileira homenageia Alberto Santos Dumont em solenidade
Neste 20 de julho, o Patrono da Aeronáutica Brasileira completa 150 anos de nascimento
Há exatos 150 anos, às 12h de 20 de julho de 1873, nascia aquele que viria a revolucionar o modo de viver do mundo contemporâneo: Alberto Santos Dumont, que, mais tarde, veio a se tornar o Pai da Aviação. Para celebrar a vida e os feitos desse grande pioneiro da aviação mundial, a Força Aérea Brasileira (FAB) realizou, em um dia ensolarado em Brasília (DF), uma cerimônia especial em sua homenagem.
A solenidade foi realizada na Base Aérea de Brasília (BABR), onde estavam expostas as réplicas dos famosos inventos de Dumont, como o 14-Bis e o Demoiselle, que tiveram papel principal na encenação teatral realizada por atores e militares da FAB, narrando a história de vida do Patrono da Aeronáutica Brasileira. O evento emocionou e empolgou os convidados e público presente.
A homenagem ao grande inventor brasileiro contou com a presença do Presidente da República do Brasil, Luis Inácio Lula da Silva acompanhado do Vice-Presidente Geraldo José Rodrigues Alckmin Filho, do Ministro da Defesa José Múcio Monteiro Filho, que foi recebido pelo Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno. Estiveram presentes ainda Embaixadores, Ministros de Estado, Comandantes das Forças Aéreas amigas, além de autoridades civis e militares. Em seu discurso, o Comandante destacou a importância de reverenciarmos a memória de Santos Dumont, que demonstrou a imensa potencialidade do ser humano, principalmente no que diz respeito à determinação de realizar, que vai além do apenas desejar.
“Solenizar esse obstinado gênio brasileiro, intitulado de ‘Marechal do Ar’, por seus grandes feitos à Aeronáutica brasileira, rememorando sua vida, suas obras e seus valores, é forma justa de reconhecer e contemplar sua pioneira e visionária atuação na aviação, que conduziu o mundo a um caminho sem volta rumo ao progresso”, disse o Oficial-General.
O sobrinho-neto de Santos Dumont, Alberto Dodsworth Wanderley, acompanhou toda a solenidade e, emocionado com a homenagem, exaltou a importância de poder presenciar o momento. “A emoção hoje é muito grande. Um espetáculo fantástico, magnífico, acho que uma homenagem mais que merecida. A história mostrou tudo, muitas coisas que acredito que muita gente não sabia, que não é só o 14-BIS. Toda a trajetória dele, os inventos até chegar no ‘mais pesado que o ar’. Foi uma emoção muito grande participar”, relatou.
Legado para o futuro
Este 20 de julho de 2023 foi marcado, ainda, pelos valores altruístas de Santos Dumont, a exemplo de suas doações sem esperar nada em troca. Para representar essa característica, a cerimônia apresentou uma aeronave C-99 que trouxe a bordo a representante de um doador e uma transplantada: duas vidas que foram impactadas, conseguindo doar e receber órgãos vitais transportados por meio de uma das mais nobres missões da FAB.
Tendo sua vida salva devido à invenção de Santos Dumont, Agaliane Balbino de Souza recebeu, há seis anos, um transplante de coração. “Recebi a melhor notícia que poderia ter, um avião da FAB estava trazendo o meu coração. Foi graças a esse dia que pude ver meus filhos se formarem e meus netos nascerem”, relembrou.
Dotada de um momento de devoção e altruísmo, Valdiney Moreira dos Santos conseguiu transformar dor em felicidade ao doar os órgãos de seu filho, Pedro. “Apesar de saber que meu filho não está mais aqui, fico feliz e com o coração calmo em saber que, por ele, eu pude ajudar oito pessoas que agora têm suas vidas restabelecidas. Tenho certeza que ele está feliz com a minha decisão”, disse.
Outro momento impactante da cerimônia foi o sobrevoo das aeronaves da Força Aérea: KC-390 Millennium, F-5, F-39 Gripen, E-99, R-99, C-99, KC-30, A-1, P-3 e C-105, representando a evolução da aviação com os vetores utilizados atualmente. Esse sobrevoo também prestou uma bela homenagem ao próprio Santos Dumont, relembrando sua coragem ao realizar seus voos pioneiros.
A homenagem à memória de Santos Dumont não apenas prestou tributo ao homem, mas também inspirou a próxima geração de jovens brasileiros a seguirem carreiras nas áreas de ciência, tecnologia e aviação, mantendo viva a chama do pioneirismo e da inovação que ele personificou. Assim, a FAB reafirma seu compromisso em continuar fomentando o desenvolvimento da aviação no Brasil, honrando o legado de Alberto Santos Dumont e olhando para um futuro repleto de conquistas e progresso no campo da aviação.
Imposição da medalha de mérito Santos Dumont
Na cerimônia, foi realizada a imposição da Medalha de Mérito Santos Dumont a 190 cidadãos brasileiros e estrangeiros que tenham prestado notáveis serviços à Aeronáutica Brasileira, além de militares do Comando da Aeronáutica que se destacaram no exercício de sua profissão, e militares das Forças Armadas nacionais e estrangeiras que tenham se tornado credores de homenagem especial.
Entre os agraciados, estava o Vice-Presidente da República Geraldo José Rodrigues Alckmin Filho que, ao receber a medalha, destacou a importância do Patrono da Aeronáutica Brasileira para o desenvolvimento do país, destacando que seus feitos, até hoje, mudam a vida de muitas pessoas. “É uma grande honra, e uma grande alegria. Honra por receber a medalha e alegria por participar de tão bonita e inesquecível solenidade. Parabéns à Força Aérea”, declarou.
Espetáculo à parte
A celebração dos 150 anos de Alberto Santos Dumont foi vista por mais de 1000 pessoas presencialmente, que puderam se encantar com as acrobacias da Esquadrilha da Fumaça. A bordo das aeronaves A-29 Super Tucano, o esquadrão formou um coração nos céus da Capital Federal e, ao final da solenidade, escreveu a frase: Santos Dumont 150 anos, surpreendendo a todos os presentes.
Apoiadores da FAB explanaram a emoção em participar deste momento. O Presidente da Embraer, Francisco Gomes Neto, falou sobre o legado deixado por Santos Dumont. “Estamos muito emocionados com a cerimônia de hoje organizada pela Força Aérea. Ela mostrou toda a história do Santos Dumont e tivemos a oportunidade de aprender um pouco mais. Com esse DNA inovador e o espírito de empreendedorismo, Santos Dumont está presente até hoje. Acho que a Embraer é um grande exemplo disso. A parceria com a FAB está trazendo resultados que deixariam Dumont orgulhoso”, comentou.
FONTE: Força Aérea Brasileira