MD da Argentina assina intenção de compra de helicópteros da HAL e visita linha do Tejas
Comitiva do Ministério da Defesa da Argentina, em visita à Índia, esteve nas instalações da Hindustan Aeronautics Limited em Bangalore
Em nota publicada nesta quinta-feira, 20 de julho, o Ministério da Defesa da Argentina informou a assinatura de uma carta de intenções, junto à empresa indiana de aviação HAL (Hindustan Aeronautics Limited) para cooperação produtiva visando renovar a frota de helicópteros utilitários, leves e médios, para as Forças Armadas Argentinas.
O ministro da Defesa, Jorge Taiana (foto acima, durante a visita), e sua comitiva estão realizando uma visita à Índia. A carta de intenções foi assinada durante visita a instalações da HAL em Bangalore.
Na ocasião, o ministro e comitiva puderam se informar sobre as capacidades tecnológicas e produtivas da empresa e percorreram as linhas de produção de helicópteros e do avião de combate Tejas. Também presenciaram demonstrações em voo de várias aeronaves (foto abaixo)
Sobre a carta de intenções, assinada pelo ministro Taiana e pelo presidente e diretor da HAL, C.B Anathakrishnan, o objetivo é a cooperação para o requerimento das Forças Armadas da Argentina em renovar sua frota de helicópteros leves e médios, para os quais há interesse em dois modelos da HAL: o helicóptero utilitário leve (LUH) e o helicóptero leve avançado (ALH).
Ainda segundo a nota do MD da Argentina, já existe uma cooperação com a HAL. Esta cooperação vem crescendo, e recentemente foi assinado um convênio com a Força Aérea Argentina para manutenção de motores dos helicópteros Lama e um acordo com a Fábrica Argentina de Aviões (FAdeA) pra desenvolvimento conjunto no setor aeroespacial.