Após o treinamento, a Força Aérea Brasileira estará pronta para realizar a missão de Combate a Incêndio em Voo com a aeronave KC-390 Millennium

O Primeiro Grupo de Transporte de Tropa (1º GTT) – Esquadrão Zeus, iniciou no dia 15/07, na Base Aérea de Campo Grande, o treinamento de Combate a Incêndio em Voo com a aeronave KC-390 Millennium. Após o treinamento, que será realizado até o dia 23/07, a Força Aérea Brasileira (FAB) estará pronta para realizar missões desse tipo com a aeronave multimissão.

O treinamento operacional representa um passo importante para as tripulações do 1° GTT e para as equipes de solo, capacitando-os para realizar uma operação segura, uma vez que os voos são conduzidos em zona de lançamento plana, lateral e em descida, simulando emprego nos mais diversos relevos, a uma altura aproximada de 150 pés ou 46 metros de altura.

A decolagem da aeronave equipada com o Sistema Modular Aerotransportável de Combate a Incêndios (MAFFS II, sigla em inglês para Modular Airborne Fire Fighting System), fornece ao KC-390 Millennium a funcionalidade necessária para realizar a ação de Combate a Incêndio em Voo.

O Comandante do 1º GTT, Tenente-Coronel Aviador Bruno Américo Pereira, afirma que o objetivo do treinamento é incorporar mais uma capacidade da aeronave. “Capaz de realizar os procedimentos específicos da Ação de Força Aérea referente ao Combate a Incêndio em Voo, essa é uma missão bastante desafiadora, em virtude de ter como característica lançamentos baixos, próximo ao relevo, o que exige muito da tripulação”, explica.

O equipamento MAFFS II conta com um tubo que projeta água pela porta traseira esquerda do avião, podendo descarregar até 3.000 galões – aproximadamente 11.300 litros – de água em áreas de incêndios, com ou sem retardante de fogo, conforme o critério de nível de cobertura padrão do solo e em diversos tipos de terrenos. Com este sistema é possível manter a aeronave pressurizada, ou seja, sem comprometer a performance do KC-390, sendo mais eficiente que o MAFFS de primeira geração. Além disso, o reservatório em solo – local utilizado para fazer o reabastecimento de água na aeronave – tem capacidade para 22 mil litros de água.

O MAFFS II pode ser rapidamente instalado ou removido do compartimento de carga da aeronave a partir de seu próprio trailer. O sistema requer apenas energia elétrica da aeronave para seu funcionamento.

Vastamente empregado desde a sua entrada em operação, a exemplo das aeronaves C-130 Hércules da FAB, o MAFFS é avaliado como uma das mais simples, completas e funcionais ferramentas para combate a incêndios. Portanto, trata-se de um elemento altamente vantajoso em operações de enfrentamento a incêndios, visto que possui a capacidade de carregar grande volume de água e retardantes de chamas, além de poder ser rapidamente instalado em qualquer aeronave compatível, devido à sua característica de modularidade.

FONTE: Força Aérea Brasileira

wpDiscuz